Campeonato Regional Tiro Com Arco

12 de Junho de 2011

Sidónio Jesus e Eugénia Azevedo iniciam campeonato a ganhar

O campeonato regional de Tiro Com Arco na disciplina de Sala iniciou-se no passado Domingo, no pavilhão da Cancela, e ficou marcado por algumas pontuações relevantes, com destaque para o recorde regional feminino de Eugénia Azevedo, que totalizou 501 pontos, a melhor marca entre todos os atletas presentes na competição.

A prova foi constituída por duas fases de 10 séries de três flechas, totalizando cada arqueiro 60 flechas atiradas. Foram disputados três escalões, os Seniores Masculinos e Femininos atiraram a 18 metros de distância para alvos simples de 40 cm e a Promoção atirou a 10 metros para alvos de 40cm.

Dez arqueiros disputaram a competição nos seniores masculinos, que só se decidiu na última das 60 flechas atiradas. Os campeões regionais dos últimos três anos estavam presentes e desde inicio mostraram pontaria afinada, obtendo em média, por cada série de três flechas, 25 dos 30 pontos possíveis.

No intervalo da competição, após as primeiras 30 flechas, Sidónio Jesus somava 253 pontos, Luís Ferreira 247, Francisco Jesus 238 e Frederico Jesus 234, todos reuniam condições para lutar pela vitória final. Eugénia Azevedo também tinha uma marca muito boa, com 253 pontos, que permitiam prever ultrapassar a barreira dos 500 pontos.

A segunda fase revelou uma excelente prestação de Francisco Jesus que obteve 255 pontos, mas que foram insuficientes para ganhar face a pontuação obtida na primeira fase, no entanto, subiu ao pódio na terceira posição com 493 pontos. Luís Ferreira que foi campeão regional em 2010 voltou a somar 247 pontos, totalizando 494 pontos que lhe valeram a segunda posição final. O grande vencedor foi Sidónio Jesus que parece ter voltado à forma que lhe valeu dois títulos regionais. Apesar de ter decaído de produção na segunda fase onde somou 244 pontos, obteve o total de 497 pontos que valeu o primeiro lugar da competição masculina.

Eugénia Azevedo sem adversárias nesta prova, atirou ao lado dos homens e consegui ser a mais certeira dentro do pavilhão, totalizou 501 pontos, a sua melhor marca de sempre, recorde regional e a quarta melhor marca absoluta regional na disciplina de sala, alvos simples de 40cm.

Na promoção, Avelino Soares venceu com 371 pontos após uma viva disputa com Pedro Nóbrega que obteve 357 pontos. No terceiro lugar classificou-se Joana Reis com 179 pontos.

Este foi a primeira de seis provas que constituem o campeonato regional, que decorrem até Dezembro deste ano.