História do Tiro Com Arco

 

O arco tem sido utilizado pelo homem desde o início dos tempos para caçar e como arma de guerra. Actualmente é um desporto Olímpico.

Inicialmente os arcos eram curtos e serviam para a caça nas florestas. Eram utilizados pelos índios americanos, e na Europa e na Ásia.

Os normandos no século XI foram os primeiros a desenvolver os arcos longos, que foram de imediato seguidos pelos Ingleses. 

Por causa do sucesso dos arcos longos, os ingleses passaram a utilizá-los até a metade do século XVII, mesmo quando outros exércitos já utilizavam armas fogo.

Com o aperfeiçoamento das armas de fogo o arco deixou de ser utilizado como arma de guerra e transformou-se num desporto muito popular, que se estreou nas Olímpiadas de 1900, em Paris.

A falta de um regulamento estável fez com que durante muitos anos o Tiro Com Arco estivesse ausente dos Jogos Olímpicos, mas em 1972 em Munique voltou e hoje é disputado nas Olímpiadas de Verão (Homens Individual, Mulheres Individual e equipas) e nas Olímpiadas de Inverno (Biatlo). Saber mais…