Na Madeira

 

O arco sempre foi associado às brincadeiras dos mais novos, influênciadas pelos filmes de índios e cowboys ou pela banda desenhada.

As primeiras actividades de Tiro Com Arco na Madeira surgiram de forma esporádica e sem referência no tempo (mas num passado recente). Foram actividades associadas ao desporto de aventura ou práticas isoladas por parte de proprietários individuais do equipamento.

No início de 2005, o CAMadeira – Clube Aventura da Madeira tornou-se associado da Federação Portuguesa de Tiro Com Arco com o objectivo de dinamizar a prática regular desta modalidade e organizar uma competição desportiva regional.

Com efeito, o Clube adquiriu algum material que permitiu promover as primeiras actividades de Tiro Com Arco na Madeira com objectivos desportivos. Depois de um primeiro teste aos equipamentos que se realizou nos Prazeres com alguns elementos do Clube, uma nova acção realizou-se no dia 30 de Abril, após uma prova de Orientação realizada no Porto Santo.

A primeira actividade organizada com divulgação na página do Clube na Internet aberta aos sócios e colaboradores foi a 19 de Maio de 2005, tendo participado 17 entusiastas.

No dia 4 de Junho, uma das secções do “Desafio Madeira 2005” pôs à prova a pontaria dos 36 participantes, numa actividade de Tiro Com Arco realizada na Casa do Barreiro.