Caiaques ao Mar

Passeio à Reserva da Ponta de São Lourenço

 

Numa iniciativa do Ludi Gim Aventura Clube decorreu no passado Domingo dia 11 de Julho de 2004, o primeiro de três passeios de caiaque agendados para o Verão de 2004.

A proposta era conhecer a costa entre o Ribeiro do Natal e a Baia de Abra e visitar a Reserva Natural da Ponta de S. Lourenço.

Num dia por vezes cinzento e com algum vento a dificultar a navegabilidade, cerca de 40 entusiastas do Desporto de Ar Livre aceitaram o desafio e compareceram ao local de partida. Após a distribuição do material e feitas algumas recomendações, seguiu-se um breve aquecimento, antevendo um dia cheio de actividade.

Com um colorido pouco habitual nestes mares do Caniçal, a passagem dos caiaques chamava atenção dos mais curiosos.

Ao passar ao largo da Prainha formou-se um ajuntamento de canoistas para um merecida pausa e para o primeiro lanche do dia. Rumo à Baia D´Abra o grupo fez algumas paragens para visitar pequenas reentrâncias da costa, uma delas proporcionou um dos momentos altos deste evento, que foi a entrada numa gruta junto a Ponta das Gaivotas. Um bonito local, desconhecido da maioria dos participantes, que motivou grande admiração e alguns mergulhos para uma observação submarina mais cuidada.

No Cais da Baia D´Abra ocorreu o primeiro desembarque, haviam passado sensivelmente duas horas de actividade. Cumprindo um dos objectivos pedagógicos desta iniciativa, os participantes tiveram oportunidade de visitar a Casa do Sardinha, que serve de posto de vigilância e apoio a actividades de educação ambiental. Neste local, os vigilantes do Parque Natural da Madeira proporcionaram a todos aos participantes uma apresentação da Reserva Parcial e Integral da Ponta de São Lourenço e prestaram os devidos esclarecimentos a todas a questões colocadas, enriquecendo os conhecimentos dos interessados.

O regresso teve como destino a Prainha, num trajecto mais curto, mas com vento de Nord-Este sempre presente. Com mais ou menos dificuldade terminaram todos os descobridores da nossa costa, prometendo nova descoberta para o dia 8 de Agosto, num percurso entre a Ribeira Brava e a Baia de Câmara de Lobos.

O Ludi Gim Aventura Clube agradece o inestimável apoio do Parque Natural da Madeira; da Câmara Municipal de Machico e da Câmara Municipal do Funchal, entidades que tornaram possível a realização desta primeira iniciativa do “Caiaques ao Mar”.