Madeira Desafio 2005

4 e 5 de Junho de 2005

 

Numa iniciativa do Clube Aventura da Madeira, realizou-se no passado fim-de-semana o “Desafio Madeira 2005”, um evento de multi-actividades de aventura que decorreu no Parque Ecológico do Funchal, no Montado do Pereiro e no Funchal.

Dois dias de aventura da serra ao mar, com seis provas distintas. Orientação Pedestre diurna e nocturna, Tiro Com Arco, Canoagem e diversos aparelhos de corda e cabo de aço, constituíram alguns dos desafios propostos.

 

A aventura começou no Sábado à tarde no Chão do Areeiro e Chão da Lagoa com as doze equipas de 3 elementos a cumprirem uma prova de Orientação Score 100 e terminou na Ribeira das Cales com a travessia de uma ponte rede. Um breve descanso e logo começou a segunda secção da I Etapa com mais uma prova de estratégia, que baralhou novamente a orientação aos mais experimentados.

A terceira prova do dia exigiu menos físico, pois a pontaria era o mais necessário para o Tiro Com Arco, revelando-se alguns bons atiradores.

Seguiu-se um jantar convívio que serviu para recarregar energias para uma etapa nocturna que trocou as contas a muitas equipas. Dos quarenta minutos que as equipas tinham para efectuar os 15 controlos exigidos, só uma se aproximou deste tempo, tendo muitas outras equipas prolongado a orientação nocturna, voluntariamente, pela madrugada dentro.

No Domingo, nova prova de orientação em plena baixa da Cidade com inúmeras estratégias possíveis. Com a partida junto à Assembleia Regional, as equipas lançaram-se num completo rodopio, para descobrir e optar por quais dos 20 controlos indicados num mapa dividido em 60 pedaços, deviam controlar para não exceder os 45 minutos exigidos para concluir a prova na Igreja do Socorro. Finda esta prova, iniciava-se uma descida em rapel para a praia da Barreirinha e uma prova de canoagem em que as equipas tinham de estimar o tempo para efectuar o percurso de canoagem até ao Cais da Cidade. Remadores pouco experientes, perderam imenso tempo com a estimativa, pois, chegaram em cerca de 10 minutos quando apostaram entre 20 e 30 minutos.

 

Os grandes vencedores deste evento que contou com o apoio da Associação da Madeira de Desporto Para Todos e da Câmara Municipal do Funchal foram, o Alípio Silva, o Orlando Barros e o Dinarte Sousa, que venceram duas das seis provas desta aventura. Em segundo, classificou-se a equipa da Isabel Fagundes, o João Nunes e a Helena Fagundes, que travavam uma luta acesa pelo primeiro lugar, mas que a estratégia no Funchal comprometeu irremediávelmente. Em terceiro, classificou-se a equipa formada pela Sandra Alves, a Lina Gouveia e o Renato Nóbrega.

 

Esta iniciativa foi o lançamento de uma actividade que o Clube Aventura da Madeira pretende dinamizar de uma forma regular, prevendo-se na próxima época, 2005/2006, a realização de um campeonato Regional de Corridas de Aventura.