Caiaques ao Mar 2006

 

 

Três dezenas de participantes percorreram a costa do concelho do Funchal num percurso de caiaque, em mais uma iniciativa do Clube Aventura da Madeira no âmbito do Desporto Para Todos.

Dia 21 de Agosto, num itinerário entre a rampa de São Lázaro e a praia do Areeiro, perfazendo cerca de 14km, os participantes tiveram oportunidade de remar e observar a costa, ainda com muitos recantos pouco alterados, mas sempre alternados pela construção de zonas balneares e complexos hoteleiros.

Quando o calor se fazia sentir, um mergulho e um pouco de natação foram actividades alternativas.

Num apelo da organização, a recolha de lixo flutuante, muito abundante ao longo do futuro Eco Parque Marinho do Funchal, foi uma acção constante. Sacos de plástico, garrafas e muitos outros objectos foram recolhidos e encaminhados para o devido destino.

No segundo passeio, a 3 de Setembro, a Reserva Marinha do Garajau foi o local de visita. Com mar calmo e muito sol, os participantes partiram do Funchal rumo à praia do Garajau, não perdendo a oportunidade de um bom mergulho assim que a transparência do mar convidava. Foi o terceiro ano consecutivo que este itinerário foi percorrido, registando uma significativa melhoria em relação ao lixo encontrado. Apesar da vontade e mais exercício físico em manobras, os participantes não conseguiram recolher as quantidades de outras edições.

No fim, fica a promessa da organização, que para o Verão de 2007 os caiaques irão para o mar em novos itinerários, com uma visita à costa Norte da ilha.