Desafio Madeira 2007 - Porto Moniz - 23 e 24 de Junho

 

A aventura visitou o Porto Moniz numa iniciativa do Clube Aventura da Madeira

 

Cinco etapas constituíram o evento, que testou a capacidade de doze equipas de três elementos, em diversas disciplinas, com destaque para a Orientação. Todas as etapas exigiam muita estratégia, alguma perspicácia e muito espírito de entreajuda.

 

A aventura começou na tarde de Sábado, com nevoeiro e chuva miudinha. A I Etapa arrancou com uma prova de Orientação no Chão do Bardo, uma área que foi cartografada especificamente para a Orientação. Um local muito bonito, que serve de pasto para animais.

Orientação, muita estratégia e algumas contas de somar e multiplicar foram as dificuldades impostas aos participantes. A melhor equipa nesta Etapa foi o Madeira Paços Team.

 

A segunda etapa mudou a comitiva da aventura para o espaço da feira do gado, onde estava definida uma pista com diversas actividades para disputar em contra-relógio. BTT, um pequeno corta-mato, um tubo de rede, uma tirolesa e Tiro Com Arco, evidenciaram a velocidade, destreza e agilidade de diversas equipas. No final, a equipa representativa do Clube Aventura da Madeira obteve a melhor pontuação, fruto de uma excelente prestação no Tiro Com Arco.

 

Após, a segunda etapa seguiu-se um jantar convívio com todos os participantes e organização, no Parque de Merendas dos Lamaceiros. O jantar serviu para descanso antes da etapa nocturna de Orientação em estratégia, que se iniciou ás 22h. O local escolhido foi a Feira do Gado, agora numa versão mais escura e algumas áreas florestais adjacentes, estreando um novo mapa de Orientação. Três percursos à escolha, um minuto para decidir e trinta e cinco para executar, trocaram as voltas a diversas equipas. No escuro da noite de Porto Moniz, nova vitória para o Madeira Paços Team.

 

Na manhã de Domingo, a I Etapa do Desafio Madeira 2007 decorreu numa área florestal a Norte do campo de futebol da Santa, com a chuva a marcar presença constante. A aventura começou com um itinerário ao longo de um ribeiro muito estreito, onde os participantes iniciavam em contra-relógio uma prova de Orientação em estratégia cujo objectivo era cumprir o máximo de postos de controlo num tempo limite. As equipas tinham a possibilidade de bonificar cumprindo as estimativas para os tempos de passagem nos controlos, feitas à partida. O Madeira Paços Team voltou a vencer e a consolidar a liderança na prova, seguida da equipa “Agente X”, uma equipa que anda a velocidades moderadas, mas que foi a revelação nesta etapa, a provar que mais vale uma boa estratégia do que grandes correrias.

 

Depois de uma IV Etapa de corta-mato e algo molhada, a comitiva rumou ao Porto de Porto Moniz, para a última etapa da prova. Canoagem, Orientação, rapel e uma escada para subir em contra-relógio baralharam novamente a classificação, persistindo até final a incerteza dos lugares do pódio. Na Canoagem a equipa Amazónia foi a melhor, após ter efectuado e cumprido a melhor aposta do número de voltas ao circuito apresentado pela organização, na Orientação, quase todas as equipas cumpriram a estratégia de memorizar os 10 controlos em jogo, na subida da escada o Team AAP, foi o mais rápido.

 

 

Fruto de um grande equilíbrio entre as equipas, a classificação foi-se alterando ao longo das etapas. A equipa mais regular foi o Madeira Paços Team (Xavier Vieira, João Soares e Emanuel Costa), grande vencedora do Desafio Madeira 2007. Na segunda posição do pódio classificou-se a equipa representativa do Clube Aventura da Madeira (Sidónio Jesus, Frederico Jesus e Marco Pestana) e em terceiro, a equipa feminina Guanches (Isabel Fagundes, Alexandra Sousa e Cátia Mesquita), que terminou com a mesma pontuação da equipa All-Sports (Nelson Nunes, Ramiro Alves e Ricardo Melin), quarta classificada.

 

O Clube Aventura da Madeira agradece a colaboração da Câmara Municipal de Porto Moniz, da Federação Portuguesa de Orientação, da Associação da Madeira de Desporto Para Todos e do Clube Naval do Seixal que em muito contribuíram para o sucesso do evento. Um agradecimento muito especial para a equipa da organização, que muito se empenhou e tudo fez para proporcionar o que planeamos para esta aventura. O nosso muito obrigado a todos – ao Bruno Mendes, à Elisabete Alves, à Nélia Sousa, ao João Gomes, ao Vivaldo Lucas, ao José Nunes, ao António Ferro, à Joana Gomes e à Ana Rita.