CAMadeira – Clube Aventura da Madeira

16 Anos de Aventura

O CAMadeira – Clube Aventura da Madeira foi fundado em 15 de Dezembro de 1997, por um grupo de entusiastas do desporto de aventura, assumindo-se desde então como pioneiro em diversas modalidades desportivas, como a Orientação, o Surf, a Escalada e mais recentemente, o Tiro Com Arco. Também foi um grande impulsionador dos Jogos de Aventura, em especial com a organização de diversas edições dos “Jogos Juvenis da Aventura”, do “Madeira Challenge” e das primeiras “Férias Desportivas na Natureza”, que assumiram particular relevância a nível regional.

Orientação, Corridas de Aventura, Montanhismo, Pedestrianismo, Escalada Desportiva, Escalada em Rocha, Canyoning, Marcha de Montanha, Alpinismo, Tiro Com Arco, Manobras de cordas, Canoagem, Surf, Cicloturismo, Trail Running, Atletismo e Triatlo são as actividades dinamizadas e praticadas por sócios e simpatizantes, exclusivamente com espírito voluntário, pelo gosto e com empenho pessoal de cada um.

Na actualidade e no âmbito do desporto federado, o Clube Aventura da Madeira está filiado em seis federações desportivas, nomeadamente, Federação Portuguesa de Orientação (FPO), Federação Portuguesa de Surf (FPS), Federação Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), Federação Portuguesa de Tiro Com Arco (FPTA), Federação de Triatlo de Portugal (FTP) e Federação Portuguesa de Atletismo através da Associação de Atletismo da R.A.M. Encontra-se ainda filiado na Associação da Madeira de Desporto Para Todos (AMDpT).

O Clube Aventura da Madeira tem sede provisória no Funchal, mas a sua acção é dispersa por todos os concelhos da Madeira e pelo Porto Santo, dado o carácter único e pioneiro das atividades que organiza. Para além da actividade na Região, o Clube tem levado o nome da Madeira a todo ao espaço nacional, através da participação nas competições nacionais de Orientação, Escalada Desportiva, Tiro Com Arco e Triatlo.

A actividade do Clube e a Madeira também têm sido reconhecidas a nível internacional, pela divulgação das actividades na página na Internet (www.camadeira.com) e com participações internacionais na Orientação Pedestre e duas presenças no Campeonato do Mundo de Orientação BTT, assim como, organizações de carácter internacional, que tiveram o seu ponto alto em Janeiro de 2006, com a realização do III Meeting de Orientação Ilha da Madeira, um evento pontuável param a Taça do Mundo de Orientação Pedestre, que contou com 230 atletas de fora da Região.

Periodicamente organiza expedições de montanhismo, em ascensões fora da ilha, como foram as conquistas do Mont Blanc (4807m) e da Aiguille du Tour (3529m) em 2003, no Vale de Chamonix (França), do Pico Teide (3718m), em Tenerife, em 2004, o Pico Aneto (3404m), o Pico Araguells (3044m) e a Tuca de Culebres (3062m), nos Pirinéus espanhóis em 2006, e o Grand Paradiso (4061m) em Itália e Breitthorn (4164m) em Zermat, Suiça, em Setembro de 2009.

Algumas actividades no âmbito do Montanhismo são hoje referência a nível regional. Exemplo do Raid Madeira Lés a Lés, uma marcha de montanha que desde o ano 2000 atravessa a ilha integralmente, de Oeste para Leste, e “Dos zero aos 1800 metros de altitude”, uma marcha com 1800 metros de desnível, efectuada num só dia. Num passado recente o Clube Aventura da Madeira lançou o Raid Madeira Norte-Sul e o Raid Porto Santo Lés a Lés. Na sequência destas organizações, surgiu o gosto pela corrida de montanha que levou alguns atletas do clube às primeiras participações internacionais em eventos de Trail Running, atividade inspiradora do momento atual que vive a modalidade na Região e motor de grandes eventos que o clube tem organizado, como por exemplo, o II Trail Santana Madeira Biosfera, que ultrapassou as três centenas de participantes.

No âmbito da formação de praticantes e quadro técnicos, o Clube Aventura da Madeira, tem assegurado com o apoio das entidades regionais e das federações das modalidades que promove, diversas acções de formação únicas na Região. Organizou até ao momento as seguintes acções: dois Cursos de Traçadores de Percursos de Orientação; Curso de Juízes de Orientação de Nível Nacional; dois Cursos de Cartografia Nível I; Curso de Iniciadores de Escalada em conjunto com a FCMP; 7 Cursos de Iniciação ao Canyoning Nível I; quatro apresentações de vídeo e palestra, com o alpinista João Garcia, sobre Alpinismo. Mais recentemente, a formação da Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira veio mostrar mais uma iniciativa pioneira do Clube Aventura da Madeira, na área do Canyoning, como também foram as organizações do I Encontro Nacional de Praticantes de Canyoning em 2008 e as I Jornadas Técnicas Regionais de Canyoning/V Jornadas Nacionais, em 2011 e em 2013 lançou mais um evento pioneiro, o Madeira Canyoning Film Festival.

A Orientação é a atividade com mais expressão no Clube Aventura da Madeira e a que mobiliza mais meios. Uma parte significativa dos eventos competitivos é organizada pelo Clube, em média 10 dias de competição anuais. No presente, o Clube Aventura da Madeira conta com cerca cinco dezenas atletas na Orientação, modalidade que promove desde 1997, sendo o pioneiro na organização de competição desportiva regional.

O Clube Aventura da Madeira iniciou Escalada Desportiva na RAM em 2001, organizando grande parte da competição desportiva regional. Possui uma parede artificial, onde organiza as suas provas.

O Tiro Com Arco desportivo na RAM foi mais uma das iniciativas do Clube Aventura da Madeira. Desde 2005, que tem vindo a promover diversas acções de divulgação, organiza a competição desportiva regional, tendo em 2007 iniciado a participação nacional na disciplina de arco recurvo sala.

O Surf foi uma das primeiras modalidades desportivas que o Clube divulgou, tendo sido a primeira instituição na RAM a organizar eventos competitivos de âmbito federado, continuando hoje, como um meio facilitador para todos os que ambicionam a prática federada.

O Triatlo é uma modalidade jovem no Clube, que têm vindo a alcançar resultados de mérito regional, nacional e internacional. Alguns dos atletas em grupos de idade que se dedicam ao Triatlo Longo, têm obtido relevantes êxitos desportivos nacionais e internacionais.

O Atletismo é a mais recente modalidade dinamizada e uma das mais ativas. Iniciou-se em 2009, contando o Clube Aventura da Madeira com cerca de duas dezenas de atletas que já alcançaram vários resultados meritórios com destaque para a vitória coletiva, a nível feminino, na Volta à Cidade – São Silvestre 2010 e o Campeonato Regional de Estrada 2011/2012, entre outras, vitórias em provas de estrada e excelentes desempenhos individuais.

O Clube Aventura da Madeira continuará o seu projeto regional de desporto de lazer e competição, onde a aventura e o meio natural são eleitos, numa prática individual ou coletiva que pretende promover a atividade física e a saúde, numa lógica de integração e de igualdade de oportunidades para todos, no acesso ao desporto.

15 de Dezembro de 2013

A Direcção do Clube Aventura da Madeira