OPEN DE ESCALADA MANDAIME

15 e 16 de Novembro de 2003

     Numa Organização do Ludi Gim Aventura Clube, decorreu este fim de semana no Complexo Balnear do Lido o “Open de Escalada Mandaime”, a última prova pontuável para o Ranking da Taça da Madeira de Escalada Desportiva 2003.
     A competição iniciou-se no Sábado pela tarde com a Escalada de Dificuldade. O sol estava a convidar para um passeio e a logística deste evento deu nas vistas, despertando o interesse de residentes e visitantes que facilmente observavam o desempenho dos atletas a partir miradouro do Lido.
     Duas paredes artificiais de escalada montadas para o efeito, uma delas com uma inclinação negativa, possibilitaram o decorrer das provas feminina e masculina em simultâneo e divulgar a modalidade junto da população.
     Numa competição muito animada, visto que o titulo de campeão regional estava por decidir, os itinerários propostos pela organização foram superados na primeira fase pela maioria dos atletas.
     Na final, onde se apura o vencedor do dia e a dificuldade aumenta, nem todos os escaladores superaram a via. Na competição feminina, as três finalistas sentiram grandes dificuldades para superar o problema proposto, tendo sido necessário recorrer a um segundo itinerário para decidir a vencedora. Isabel Fagundes acabou por subir a totalidade da parede superiorizando-se a Nadia Meroni e Nélia Sousa. Nos masculinos foram apurados quatro atletas, com Mauro Gomes muito determinado a superar todos os colegas.

     No Domingo, a velocidade era o desafio proposto, muita concentração, rapidez e uma boa memória de movimentos eram a chave para o êxito.
Com duas tentativas para cada um dos dois itinerários da primeira fase e final, as pequenas hesitações foram motivo para algumas trocas nos finalistas em relação ao dia anterior. Uma equilibrada disputa marcou ambas as finais com os atletas a superarem os seus tempos após cada tentativa, mantendo-se uma grande expectativa até ao fim.

     Depois desta final, foram somadas as pontuações dos dois dias de prova e apurados os vencedores do Open de Escalada Mandaime. Nos masculinos Mauro Gomes (Ludi Gim Aventura Clube) foi o melhor, seguido de Paulo Perdigão (Clube de Montanha do Funchal) e António Ferro (Ludi Gim Aventura Clube).
     No escalão Damas ganhou Isabel Fagundes, em segundo ficou Nadia Meroni e em terceiro Nélia Sousa todas do Ludi Gim Aventura Clube.
     Esta prova marcou o encerramento do Ranking da Taça da Madeira de Escalada Desportiva 2003, que consagrou como Campeões Regionais em 2003 Isabel Fagundes e Mauro Gomes.
     Para o próximo ano antevê-se uma grande progressão neste novo desporto na Madeira, com a organização de mais provas e outras entidades envolvidas, estando previsto o inicio da competição para o mês de Fevereiro.
     Este evento contou com o imprescindível apoio da Mandaime, da Câmara Municipal do Funchal e dos Machados Desporto.