Campeonato Regional de Escalada Desportiva

 

 

Numa iniciativa do Ludi Gim Aventura Clube, a competição de Escalada Desportiva visitou Santana no fim-de-semana passado, utilizando as infra-estruturas do Parque Temático da Madeira para a prova de encerramento do Ranking Regional 2004.

No Sábado disputou-se a disciplina de dificuldade, onde os atletas tinham de superar vias (itinerários de escalada) com exigência técnica superior, dispondo cada atleta de duas tentativas para superar a altura de escalada definida, vencendo o que subir mais, no menor tempo. Esta especialidade requer capacidade técnica, força e uma boa memória de movimentos.

No conjunto das três vias propostas pela organização para o Escalão Homens Absoluto, Cláudio Medeiros foi o melhor em duas, tendo Mauro Gomes ultrapassado os seus colegas na terceira via, sem no entanto conseguir chegar ao topo da parede.

No escalão Damas absoluto com cinco escaladoras a competir, Nadia Meroni e Isabel Fagundes conseguiram superar a dificuldade das duas vias propostas, com a primeira a vencer pelo desempate por tempo, efectuando na sua melhor tentativa 1`:05``:80.

Para as restantes participantes a segunda via revelou-se muito técnica, não conseguindo chegar ao topo da parede.

No segundo dia de competição, eram exigidas coordenação, força e rapidez de movimentos, para subir a parede no menor tempo possível. Nas duas vias propostas, com seis metros de altura, Cláudio Medeiros voltou a impor uma grande dinâmica, sendo o mais rápido em ambas, conseguindo na primeira via 7”:43 e na segunda 13”:28.

Mauro Gomes seguiu de perto Cláudio fazendo nas suas melhores tentativas 8”:94 e 15”:30.

A competição feminina de velocidade voltou a consagrar Nadia Meroni, mas com mais concorrência por parte das colegas Nélia Sousa e Elisabete Alves, que dominavam nas primeiras tentativas.

No conjunto dos dois dias de competição, venceu o estreante Cláudio Medeiros que foi primeiro nas duas disciplinas, seguido de Mauro Gomes e António Ferro. Nadia Meroni ganhou o troféu nas Damas, seguida de Elisabete Alves e Nélia Sousa.