“Escalada para Todos” e “Troféu BMF”.

 

 

Numa organização do Clube Aventura da Madeira, decorreu no passado fim-de-semana, dias 25 e 26 de Junho, na sede dos Bombeiros Municipais do Funchal, duas actividades no âmbito da Escalada Desportiva – “Escalada para Todos” e “Troféu BMF”.

 

Para estas actividades, foi necessário a montagem da parede artificial do Clube, que, com os seus 10 metros de altura, apresentava também uma considerável inclinação negativa proporcionando interessantes desafios a todos os participantes.

 

A tarde de sábado foi dedicada a todos aqueles que quiseram experimentar a modalidade. Para o efeito a organização “encheu” a parede com muitas “presas” apresentando assim muitas possibilidades de escolha para quem está a iniciar a escalada desportiva.

 

A manhã de Domingo foi dedicada à competição, na disciplina de Dificuldade. Na Escalada de Dificuldade a capacidade técnica, concentração, força e uma boa memória de movimentos são a chave para o êxito. Os atletas tiveram de superar vias (itinerários de escalada) com grande exigência técnica.

Foram definidas duas vias para a fase de Apuramento e uma via para a Final, dispondo cada atleta de duas tentativas para superar cada via. As vias propostas constituíram interessantes desafios que nem todos os atletas conseguiram superar.

 

A competição iniciou-se com as atletas femininas, 5 no total, alternando-se as vias com a competição masculina com 6 participantes.

 

Na fase de apuramento, no Escalão Damas Absoluto a primeira via foi superada por 4 atletas. Na segunda via o grau de dificuldade aumentou e nenhuma das atletas consegui chegar ao topo da via.

No Escalão Homens Absoluto os desafios também foram muitos e tanto na primeira como na segunda via apenas 4 escaladores conseguiram superar os desafios propostos.

 

A Ronda Final constituiu um grande desafio para todos os participantes, pois a via apresentava-se quase desprovida de presas. Na competição feminina, Nadia Meroni foi a atleta que conseguiu alcançar a maior altura, não conseguindo no entanto finalizar a mesma. No escalão masculino apenas dois dos finalistas, André Ferreira e Mauro Gomes conseguiram alcançar o topo da via.

 

No final, realizou-se a habitual cerimónia de entrega de prémios para coroar os vencedores, que foram os seguintes: Escalão Mulheres Absoluto -Nadia Meroni; 2ª Isabel Fagundes; 3º Elisabete Alves; Escalão Homens Absoluto -    André Ferreira; 2º Mauro Gomes; 3º Ricardo Fernandes.

Este evento contou com o apoio dos Bombeiros Municipais do Funchal e da Câmara Municipal do Funchal.