Escalada em Rocha

7 de Maio de 2005

Numa iniciativa do Clube Aventura da Madeira, decorreu no passado dia 7 de Maio, no Caniçal, mais precisamente na Ponta de São Lourenço, uma actividade dedicada à escalada em rocha.

Esta iniciativa, incluída no âmbito do desporto para todos, estava aberta a todos os interessados, com ou sem experiência de escalada. Compareceram ao “desafio” 7 escaladores e 2 estreantes na modalidade.

A escalada foi feita com segurança de topo. Foram feitos 3 tops que possibilitaram a escalada de 6 vias diferentes.

 

Os níveis de dificuldade das vias propostas eram variados, desde uma via 3+ a um 6b+ (embora em “top-rope” visto nenhuma das vias estivesse equipada para serem feitas a “abrir”). Tendo assim vias acessíveis a quem se iniciou nesta actividade, e outras de maior dificuldade só concluída por escaladores com maior experiência e capacidade técnica. Foi uma boa oportunidade para alguns escaladores experimentarem escalada de “placas” (vias muito técnicas) não sendo muito comum a sua escalada na Madeira, e que nem todos os escaladores gostam.

Tivemos ainda uma visita dos Vigilantes do Parque Natural da Madeira, que deram um pequena explicação do que é a Área Protegida da Ponta de São Lourenço, os seus limites e quais os objectivos que se pretende com a preservação destas áreas (uma atitude de louvar e de importância pedagógica).

Assim sendo foi uma tarde bem passada pelos participantes, num excelente dia, que parecia Verão, com muito sol e rocha!