Open de Escalada Clube Aventura da Madeira (4 e 5 Nov.)

 

Realizou-se no passado fim-de-semana a penúltima prova pontuável para o Ranking Regional de Escalada Desportiva 2006. A parede artificial instalada nos Bombeiros Municipais do Funchal recebeu este evento, que se disputou nas disciplinas de Dificuldade e Velocidade.

Na tarde de Sábado, os atletas colocaram à prova as capacidades técnicas, a força e a memória de movimentos, numa prova constituída por três itinerários diferentes, de dificuldade crescente. Houve sempre muito equilíbrio na competição masculina e feminina, com incerteza dos vencedores até aos momentos finais. Na competição masculina venceu Paulo Perdigão (CMOF), o único que conseguiu superar a via da final, seguido por João Gouveia (CAMadeira) e Ricardo Fernandes (CAMadeira).

Na competição feminina, Isabel Fagundes (CAMadeira) superou Nadia Meroni (CAMadeira), no desempate por tempo, visto que ambas subiram a mesma altura na parede, sem subir a via na totalidade. Em terceiro classificou-se Sónia Camacho (CAMadeira).

No Domingo foi a vez da competição de velocidade, um único itinerário foi efectuado seis vezes até se apurar os vencedores. Com uma menor dificuldade técnica, a velocidade de progressão e muita concentração foram as exigências para apurar os vencedores.

Sempre muito competitiva e espectacular, esta disciplina disputada ao centésimo proporcionou muita emotividade e incerteza nos vencedores até ao momento final. Pedro Rocha (CAMadeira) foi o grande vencedor, fruto de uma grande regularidade e segurança nos movimentos. João Gouveia (CAMadeira) e Mauro Gomes (CAMadeira) foram 2.º e 3.º respectivamente.

Na competição feminina, seis atletas lutaram pelo primeiro lugar, com Isabel Fagundes (CAMadeira) a ser a mais rápida, seguida de Nadia Meroni (CAMadeira) e de Elisabete Alves CAMadeira).