Escalada Desportiva de Dificuldade

13 de Dezembro de 2008

2.ª Prova pontuável para o Campeonato Regional de Escalada de Dificuldade

A segunda prova pontuável para o Campeonato Regional de Escalada de Dificuldade decorreu no Quartel dos Bombeiros Municipais do Funchal, entidade que colabora com o Clube Aventura da Madeira disponibilizando o espaço para a prática da modalidade.

A parede para esta prova contou com sete módulos de 1,25 m por 2,5m, aproximando-se dos 22 metros quadrados de área escalável. A superfície da parede apresentava 2,5 metros em desnível negativo, criando um obstáculo extra aos atletas, além dos 9 metros de altura do topo da parede.

Seis atletas masculinos e duas atletas femininas animaram a competição, que teve diversas ausências entre os escaladores mais credenciados. Na competição masculina, a via de apuramento para a final foi muito disputada, acabando André Basílio por ser o melhor nas duas vias em disputa, vencendo a prova na sua estreia na competição. Valter Freitas foi segundo classificado, também conseguiu chegar ao topo na via final, mas foi mais lento que o seu competidor. O terceiro lugar também foi ganho por desempate de tempo, com Miguel Santos a ficar a duas placas do topo, mas a ser mais rápido que Miguel Gonçalves, que conseguiu a mesma altura.

Na competição feminina, Nádia Meroni venceu sem oposição, conseguindo chegar ao topo nas duas vias em disputa. Raquel Franco foi segunda classificada.