Campeonato Regional de Escalada 2008

20 de Dezembro de 2008 - Funchal

Nadia Meroni e Ricardo Fernandes Campeões Regionais de Escalada 2008

Decorreu no passado Domingo, dia 20 de Dezembro, a última prova pontuável para o ranking do campeonato regional de Escalada de Dificuldade 2008. Em disputa estava o título masculino, pois Nádia Meroni já havia garantido a vitória na categoria feminina, na prova anterior.

Na última prova do campeonato os atletas tiveram duas vias com 9 metros de altura, 6,5 metros verticais e 2,5 metros com 45graus de desnível negativo.

Ricardo Fernandes e Mauro Gomes eram à partida para a última a prova os candidatos ao título, mas no decorrer da prova Ricardo Fernandes evidenciou-se, sendo o único atleta a atingir o topo das duas vias disputadas.

Na primeira via, Miguel Santos, Nuno Caldeira e Bruno Mendes foram eliminados, passando à final João Nunes, André Basílio, Mauro Gomes e Ricardo Fernandes. Na final, com o aumento da dificuldade técnica, os atletas diferenciaram-se pela altura escalada, tendo João Nunes, 4.º classificado, atingido os 5,75 metros, André Basílio foi terceiro e subiu 6,25 metros, Mauro Gomes foi 2.º  com 6,75 metros e Ricardo Fernandes atingiu os 9 metros do topo da via, superando uma parte final de elevada dificuldade, com presas de dimensão reduzida em passes muito técnicos.

Na competição feminina, a prova contou com uma luta interessante entre as três finalistas, Nádia Meroni, Sónia Gomes e Isabel Fagundes. A vitória foi para a Nádia Meroni, que apesar de não ter atingido o topo da via, escalou 6,25 metros, mais 75cm que Sónia Gomes e Isabel Fagundes, 2.ª e 3.ª classificadas respectivamente. Estas atletas atingiram a mesma altura, 5,5 metros, tendo o desempate sido decido pelo tempo efectuado.

A época 2008 terminou com esta prova e consagrou Nádia Meroni (Clube Aventura da Madeira) e Ricardo Fernandes (CF Andorinha) como Campeões Regionais de Escalada Desportiva de Dificuldade. As organizações das provas do campeonato regional foram integralmente asseguradas pelo Clube Aventura da Madeira.