Escalada DesportivaCampeonato Regional 2009

7 de Novembro de 2009

Prosseguiu no passado Sábado a competição desportiva de Escalada de Dificuldade com a realização da terceira prova pontuável para o Campeonato Regional 2009, com organização do Clube Aventura da Madeira.

A prova decorreu no Quartel dos Bombeiros Municipais do Funchal, utilizando uma estrutura artificial de escalada com 9 metros de altura e foi constituída por três vias, duas de eliminação e uma final.

A ausência de algumas referências da modalidade a nível regional não retirou competitividade na disputa dos três escalões em competição. Na prova sénior masculina, a vitória acabou por ficar com Nelson Baroca (CAMadeira) após uma disputa muito apertada com Nuno Caldeira (G.C.S. António) segundo classificado, tendo somente uma linha de presas de diferença. Na terceira posição Fábio Pestana consegui subir a mesma altura do segundo classificado, mas gastando mais tempo, tendo sido necessário recorrer ao critério de tempo para o desempate.

Na competição feminina, Mariana Garanito (C.F. Andorinha) venceu com alguma vantagem sobre Sónia Gomes (CAMadeira), que deu alguma luta nas vias de apuramento, mas que não apresentou argumentos na via final. Na terceira posição classificou-se Carla Patrícia (CAMadeira).

Esta prova ficou marcada pela participação muito animada de cinco jovens escaladores, que proporcionaram bons momentos de escalada aos presentes. Gonçalo Tavares (CAMadeira) venceu pela segunda vez o escalão de promoção, mas desta vez com uma importante concorrente, Mariana Freitas (CF Andorinha), que ficou muito próximo na altura escalada. Em terceiro classificou-se Diogo Belo (CAMadeira).