Campeonato Regional de Escalada de Dificuldade

12 Dezembro de 2009 – Funchal

Terminou no passado Sábado, a competição de Escalada Desportiva de Dificuldade com a realização da quarta prova pontuável para o Campeonato Regional da modalidade, numa organização do Clube Aventura da Madeira. O evento teve lugar no Quartel dos Bombeiros Municipais do Funchal numa parede artificial com 9 metros de altura, onde foram propostas três vias para os Seniores Masculinos e duas vias para os femininos e para o Escalão de Promoção.

Ricardo Fernandes (CF Andorinha) venceu a competição masculina com destaque, pois foi o melhor nas três vias em disputa. Já para os lugares imediatos do pódio, houve incerteza até ao último momento, com uma disputa acesa entre Filipe Santos (CF Andorinha) 2.º, Nelson Baroca (CAMadeira) 3.º e Miguel Santos (GCS António) 4.º. De registar que Ricardo Fernandes foi o único atleta a conseguir subir ao topo da parede na final e que os restantes finalistas classificaram-se por terem conseguido subir níveis diferentes muito próximos, não tendo sido necessário recorrer a tempos para desempate.

Na competição feminina Nádia Meroni do Clube Aventura da Madeira acabou por vencer, apesar da boa réplica dada pela jovem Mariana Garanito do CF Andorinha. Na terceira posição classificou-se Sónia Gomes, que ficou arredada da final por não ter alcançado o topo da parede na via inicial.

No escalão de promoção, o infantil Gonçalo Tavares (CAMadeira) deu espectáculo, logrando alcançar o topo das duas vias em disputa. Mariana Freitas (CF Andorinha) esteve muito bem, mas na final não conseguiu passar a parte de maior dificuldade da parede e quedou-se pela segunda posição. No terceiro lugar classificou-se Miguel Rosário (CAMadeira).