I ENCONTRO REGIONAL DE MONTANHA

2, 3 e 4 de Julho de 2004

Numa iniciativa do Ludi Gim Aventura Clube, decorreu no passado fim-de-semana no Parque Ecológico do Funchal o I Encontro Regional de Montanha. Um programa variado, que incluía palestras, Percursos Pedestres, Escalada, provas de Orientação e ainda, alguns aparelhos de corda e cabo de aço, como o slide, o rapel e uma ponte de rede, levou cerca de oitenta participantes no total dos três dias, a descobrir e enriquecer os seus conhecimentos sobre as actividades de Montanha.

__
Na Sexta-feira, a abertura do evento no auditório do Centro de Recepção do Parque Ecológico do Funchal contou com a presença do Vereador de Ambiente, Educação e Ciência da Câmara Municipal do Funchal, o Engenheiro Henrique Costa Neves, que proferiu uma palestra sobre o Parque Ecológico, sensibilizando os participantes para a temática ambiental. Outro dos grandes objectivos desta iniciativa foi assegurado pela presença da Protecção Civil, através do responsável pela formação na área do socorro e resgate em Montanha, o Sr. José Coelho. Esta palestra elucidou os participantes acerca dos meios, a formação e o âmbito de actuação das equipas da Protecção Civil- Madeira em situações de sinistro, assim como, para alguns aspectos a ter em conta por todos os praticantes, de forma a prevenir e garantir a segurança em actividades de Montanha. Seguiram-se apresentações sobre as actividades de Montanha na Madeira e um relato de uma ascensão ao Monte Branco.
 
Pelas 22 horas, iniciou-se um Raid de Orientação Nocturna, que levou onze equipas numa aventura guiada por mapas e road-book, entre a Ribeira das Cales e a Câmara Municipal do Funchal.

__

__

No Sábado, as actividades propostas foram a escalada e os percursos pedestres, reservando a organização para o Domingo mais um Raid de Orientação em estratégia, entre o Poço da Neve e a Ribeira das Cales, que obrigou os participantes a aturadas contas de somar e esperar por alguma sorte. O slide, o rapel e uma espectacular ponte de rede com cerca de vinte metros de extensão, encerraram da melhor maneira este Encontro de Montanha, que a organização pretende em futuras edições, seja uma alargada reunião de praticantes de todos os Clubes que desenvolvem este tipo de actividades.

__

O I Encontro Regional de Montanha realizou-se no âmbito do Desporto Para Todos e contou com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, do Parque Ecológico do Funchal e dos Bombeiros Municipais do Funchal, que em muito contribuíram para o êxito desta iniciativa.

__