João Garcia na Madeira Novembro 2005

O Clube Aventura da Madeira promoveu no passado mês de Novembro três iniciativas de divulgação e formação na área do montanhismo. Estas acções contaram com a colaboração do IDRAM, através do programa de apoio a formação integral de praticantes, tendo sido ministradas pelo alpinista João Garcia.

Na primeira acção realizada no auditório da RDP-Madeira participaram cerca de uma centena de entusiastas, que tiveram a oportunidade de visionar imagens das mais recentes conquistas portuguesas na cordilheira do Himalaia, com a narração a ser efectuada por João Garcia, explicando todos os passos desde a preparação, desenvolvimento e encerramento de uma expedição. Após os vídeos, o formador elucidou os participantes sobre os aspectos técnicos, os condicionantes fisiológicos e os factores que os influenciam no ambiente de montanha, numa sessão muita participada pelos presentes.

Duas iniciativas dirigidas à comunidade escolar tiveram lugar nas escolas secundárias de Jaime Moniz e Francisco Franco, tendo sido muito participadas. Alunos, professores e funcionários foram atraídos pelo feito de João Garcia, e visionaram o documentário que narra a conquista do topo do Mundo, o “Pico Everest”, com 8848 metros de altitude, sem recurso a oxigénio artificial.

Se as instituições e os meios humanos dedicados ao Montanhismo fossem em maior número, os praticantes seriam, com certeza, muitos mais. Atractivos e qualidades não faltam a este desafio para todos, cujo objectivo poderá ser uma pequena colina ou uma montanha alta e inóspita, consoante as capacidades e oportunidades de cada praticante.