Estágio de Descoberta do Canyoning - 6, 7, 13, 21 de Maio de 2006


No passado mês de Maio o Clube Aventura da Madeira realizou, em parceria com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, um estágio de descoberta do canyoning. Esta actividade foi aberta a todos os interessados e a adesão foi bastante satisfatória, completando-se as 8 vagas disponíveis.

 

Este estágio teve como principais objectivos proporcionar a descoberta desta activada de através dos seus aspectos desportivos, culturais e ambientais e divulgar esta modalidade, com grande potencial na nossa ilha, ao público em geral.

O estágio decorreu durante 4 dias, num total de 36 horas, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer e praticar alguns dos aspectos mais importantes para a prática desta actividade.

Inicialmente foi realizada uma breve sessão teórica onde foram abordadas algumas matérias fundamentais para a prática do canyoning, como conhecer o equipamento individual e técnicas de progressão horizontal, aquática e vertical.

Para as sessões práticas, as ribeiras foram escolhidas consoante o aumento gradual da dificuldade técnica das mesmas, o que facilitou a adaptação e a solidificação de conhecimentos dos participantes.

Este estágio incluiu ainda um módulo sobre a fauna e flora dos cursos de água que foi orientada pela Dra. Nicola Castro. Esta foi uma boa oportunidade para todos conhecerem algumas das plantas mais características que circundam os cursos de água.No que diz respeito à fauna, foi dada especial atenção aos invertebrados pois devido ao seu tamanho passam mais despercebidos.

Devido à adesão e satisfação dos participantes, a Secção de Montanhismo do Clube de Aventura irá realizar em breve novas actividades de Canyoning.