Marcha de Montanha

Encumeada - Pico Grande - Pico Jorge - Encumeada
30 de Julho 2006

No passado dia 30 de Julho, a Secção de Montanha do Clube Aventura da Madeira realizou mais uma marcha de montanha.

Pelas 08:30 da manhã a carrinha do clube saiu do Funchal em direcção à Encumeada, onde se iria iniciar a caminhada com uma duração de aproximadamente 7 horas.

Eram cerca das 9:45 quando os 6 participantes iniciaram a marcha, que nesta primeira fase os levaria até ao Curral Jangão, local característico por ainda apresentar alguns palheiros que antigamente eram utilizados pelos agricultores. Para quem quisesse matar a sede, a Ribeira do Poço estava mesmo ali à mão.  

A partir daqui as dificuldades começaram a aumentar, com a subida para o Pico Grande (1657m). O forte desnível a que foram obrigados a ultrapassar, aliado à elevada temperatura que se fazia sentir e à quase ausência de sombra, obrigou a que fossem feitas várias paragens para hidratação.

Antes de se iniciar a subida final até ao topo do Pico Grande e aproveitando a sombra de uns castanheiros, foi feita uma paragem para reabastecer energias e poder contemplar a magnífica paisagem oferecida pelo maciço montanhoso oriental.

Eram cerca das 13 horas quando retomamos a caminhada em direcção ao topo. Após as fotos da praxe dirigimo-nos para o Pico Jorge. O trajecto até este pico foi moroso e cansativo pois, uma vez que este trajecto não é muito frequentado a vegetação praticamente cobre toda a vereda, dificultando a progressão e exigindo mais força dos braços para afastar os ramos maiores.

O trajecto que ladeia o Pico Jorge e que nos leva até à vereda que vem da Encumeada para o Pico Ruivo tem um desnível acentuado e desenrola-se por uma antiga escadaria que actualmente está em fase de degradação. Nas zonas mais expostas existe um cabo de aço que oferece alguma segurança aos que tenham mais receio ou sofram de algumas vertigens.

Chegados à vereda da Encumeada – Pico Ruivo, a procura pela sombra tornou-se instintiva pelos membros do grupo. Após alguns minutos para beber água e recuperar energia, iniciou-se a etapa final que nos levaria de regresso à Encumeada.