Madeira Ultra Trail 2006

28 e 29 Outubro 2006

 

O Clube Aventura da Madeira está a organizar uma actividade de Trail, que irá decorrer nos dias 28 e 29 de Outubro de 2006. Esta primeira iniciativa vem na sequência da vontade de um grupo de associados em promover esta modalidade de aventura, para a qual a ilha da Madeira reúne excelentes condições.

Há muitos anos, em reconhecimentos do Raid Madeira Lés a Lés, surgiu a ideia que agora nos propomos, uma marcha contínua, com uma distância aproximada de 100km.

 

Descrição Geral do Itinerário

 

Farol da Ponta do Pargo – Igreja da Ponta do Pargo – Fonte do Bispo – Ponto - Câmara de Carga da Central Hidroeléctrica da Calheta – Levada do Paul – RabaçasEncumeada – Boca das Torrinhas – Casa Abrigo do Pico Ruivo – Pico do Areeiro – Poiso – Terreiros – Pico do Suna – Lamaceiros - Portela – Funduras – Boca do Risco – Levada do Caniçal – Entrada do Túnel do Caniçal – Pico do Facho – Ribeira do Natal – Vila do Caniçal – Baia de Abra.

 

 

 

Programa

 

Sábado, 28 de Outubro de 2006

 

13h00 – Concentração dos participantes no Funchal (Junto à rotunda dos Viveiros)

13h15 – Partida do Transporte para o local de partida

14h30 – Inicio do “Madeira Ultra Trail 2006”

 

Domingo, 29 de Outubro de 2006

 

17h00 – Fim do “Madeira Ultra Trail 2006”

 

Condições de participação

 

- Ser maior de idade;

- Ser praticante habitual de marcha de Montanha;

- Possuir condição física adequada para a actividade descrita, apresentação de um atestado médico de robustez física ou ser praticante federado de uma modalidade desportiva de resistência (Orientação, Atletismo, Montanhismo), com medicina desportiva actualizada;

- Conhecer integralmente o percurso mencionado ou ter autonomia para orientar-se com base em carta topográfica, durante o dia e em período nocturno;

- Ser capaz de percorrer longas distâncias em meio de montanha, em autonomia;

- Ser responsável;

- Ser portador de todo o equipamento necessário;

- Garantir toda a alimentação e hidratação durante a actividade;

- Respeitar o meio natural;

- Entregar o termo de responsabilidade a fornecer pela organização, devidamente preenchido, antes de iniciar a actividade;

- Respeitar integralmente as regras e condições de participação.

 

Equipamento/Suplementos

- Mochila para transporte

- Lâmpada frontal com lâmpadas e pilhas suplentes

- Bastões de marcha

 - Apito

- Vestuário e calçado adequado à actividade

- Impermeável + Muda de roupa

- Telemóvel

 - Alimentação (barras energéticas, bebida isotónica, outras)

- Outros que o participante ache convenientes

 

 

Regulamento geral

 

1-     O Madeira Ultra Trail 2006 é uma actividade de marcha de longa distância, que decorre por estradas, caminhos e trilhos da ilha da Madeira.

2-     Cada participante é responsável por cumprir e se manter no itinerário indicado pela organização.

3-     Existem postos de controlo ao longo do percurso, que deverão ser controlados de acordo com indicações da organização.

4-     O participante terá de abdicar de continuar em actividade em caso de impossibilidade física ou outra, ou em qualquer situação que coloque em risco a sua integridade física.

5-     Prestar auxílio em qualquer situação de necessidade.

6-     Os participantes que não cumpram o percurso indicado dentro do tempo limite estabelecido para os postos de controlo com essa exigência, terminam a actividade no local em incumprimento.

7-     Todas as situações anómalas, desistências e em todas as ocasiões que assim se justifique, os participantes deverão entrar em contacto com a organização através do telemóvel ou outro meio que se revele mais eficaz.

8-     Em situação alguma, abandonar objectos, comida ou outros, que o participante seja portador.

 

Inscrições

 

Indicar o nome completo e data de nascimento, envio de atestado médico de robustez física ou comprovativo de exame de medicina desportiva actualizado, nas condições definidas.

 

Data limite de inscrição: 26 de Outubro de 2006

Enviar inscrição para o email: aventura@camadeira.com

 

Taxa de Inscrição: 20 Euros

 

Inclui transporte Funchal – Partida e Chegada - Funchal, seguro de acidentes pessoais e assistência nos locais acessíveis aos carros de apoio.

 

Outras Informações

 

Os participantes poderão guardar abastecimentos nos carros de apoio, para posterior recolha nos locais previstos para assistência (Estrada Regional Fonte do Bispo, Cruzamento Levada do Paul com a estrada Paul – Canhas, Encumeada, Pico do Areeiro, Poiso, Portela, Pico do Facho, Ribeira do Natal, Baia de Abra.