Funchal – Pico do Areeiro

Dos 0 aos 1818 metros de altitude

 

No passado Domingo, 9 de Setembro 2007, o Clube Aventura da Madeira repetiu mais uma marcha do mar à montanha, neste caso do calhau em frente à Avenida do Mar, no Funchal, até ao Pico do Areeiro, o terceiro ponto mais alto da Ilha da Madeira.

Pouco mais de 1800 metros de desnível aparentemente muito difíceis de vencer vistos da partida, mas executados sem grandes pressas, em pouco mais de seis horas, a passo de alpinista, pela dezena de aventureiros que aceitaram o desafio.

Depois de uma noite chuvosa, o dia amanheceu muito bom, com sol a raiar desde cedo, mais tarde, quando o desnível foi mais acentuado as nuvens apareceram para refrescar, foram condições climatéricas à medida da actividade.

O nosso itinerário, entre os muitos possíveis, começou no calhau da baia do Funchal, seguimos em direcção ao mercado, subimos a Rochinha e logo estávamos na entrada da levada do Bom Sucesso, por onde seguimos para apanhar a vereda do corredor verde da Ribeira de João Gomes até à Levada dos Tornos. Atravessamos para o Vale da Ribeira de Santa Luzia pelo túnel das Babosas e subimos o Montado do Barreiro até próximo do Poço da Neve, onde derivamos para o leito da Ribeira de Santa Luzia até alcançarmos arresta sudoeste do Pico do Areeiro, por onde seguimos até ao topo.