Percurso Pedestre Ribeira Funda – Fanal – Chão da Ribeira do Seixal

1 Maio 2007

 

O Clube Aventura da Madeira realizou uma marcha de Montanha no passado dia 1 de Maio de 2007. Num reviver de um passado recente dos moradores da Ribeira Funda, 12 participantes com muita vontade de observar bonitas paisagens e promover o físico, iniciaram o percurso muito perto do mar, no antigo acesso à povoação, com uma escadaria de mais de seiscentos degraus. Depois da estrada nova, este acesso foi totalmente esquecido e começa a desaparecer com derrocadas e vegetação com crescimento avançado.

Ao chegar à Ribeira Funda, um primeiro descanso para uma troca de palavras com um morador, que nos deu indicações para optar pelo melhor caminho para o nosso objectivo seguinte, o Fanal. Ainda na Ribeira Funda, tempo para ver alguns benefícios da nova estrada, carros perto de casa e casas antigas recuperadas, as mais evidentes.

Seguimos entre os poios de favas, batatas (“semilhas”) e cebolas, mais para cima vinha e entramos na floresta Laurissilva. Chegada à hora de por em dia alguns conhecimentos de flora e descobrir o canto de algumas aves.

As interrupções periódicas para observação da Natureza e paisagem, serviam para repor líquidos e arrefecer o motor, tínhamos que subir mil metros muito verticais.

Próximo do Fanal começam aparecer grandes tis, imponentes monumentos naturais que albergam muitas outras espécies, em perfeita harmonia. Fetos, musgos e líquenes enfeitam estes gigantes da floresta e alcatifam o chão.

Chegados ao chão do Fanal, hora para merendar algo mais consistente à beira de uma pequeno lago. Depois foi seguir em direcção ao sítio do Fio, local onde estão instalados dois cabos para transporte de lenha e matos recolhidos no Fanal para utilização no Chão da Ribeira e Seixal.

Agora é tempo de começar a descer, são 800 metros de desnível até chegar ao Chão da Ribeira, que foram cumpridos com muita fluidez e descontracção, chegando-se ao fim de mais um dia de actividade.