Marcha de Montanha
2 Agosto 2009
Curral das Freiras - Pico Grande – Pico Jorge – Pico Casado –Curral das Freiras

No passado Domingo, 2 de Agosto de 2009, o Clube Aventura da Madeira promoveu uma marcha de Montanha com partida no Curral das Freiras, passagem pelo Pico Grande, Pico Jorge e Pico Casado, com regresso ao Curral, após 15km de caminhos, trilhos e pequenas escaladas.

Uma manhã radiosa de Sol acompanhou os montanheiros na subida inicial, valeu muitos castanheiros verdejantes que sombreiam grande parte do caminho entre a Fajã Escura e a Relvinha. Este antigo caminho, actualmente com o mato limpo, ziguezagueia a face Sudeste do Pico Grande e proporciona bonitas panorâmicas sobre o Curral das Freiras e sobre os principais picos da ilha (Pico Ruivo de Santana e Pico das Torres).

Numa marcha a ritmo compassado, mas com algumas paragens para reabastecer, o grupo chegou ao topo do Pico Grande, a 1654 metros de altitude, subindo 1054 metros de desnível em 5km de caminhada. Foram duas horas e pouco num esforço recompensado pela visão que se contempla do cume.

Com cerca de um terço do itinerário cumprido, seguiu-se a ligação com o Pico Jorge. Neste trajecto o nevoeiro tapou as vistas e a giesta e as urzes foram um grande obstáculo à progressão, tal é a densidade, chegando a ocultar totalmente o trilho em algumas fracções.

Depois de descer do Pico Grande para bordejar o Pico do Cerco e o Pico das Empenas a uma altitude de 1350 metros, foi sempre a subir até ao topo do Pico Jorge (1691metros), onde o Sol brilhava quente sobre um vasto manto de nuvens. Uma simples escalada serviu de acesso final ao topo e permitiu uma excelente panorâmica dos picos envolventes e do Paul da Serra. Logo ao lado, o Pico Casado (1725 metros) foi o próximo ponto de passagem, o acesso foi simples, mas, à procura de atalhos no regresso, foi preciso descer umas rochas mais verticais, um aperitivo para juntar a muitos que este percurso ofereceu aos montanheiros.

Conquistados os picos, o destino final foi o ponto de partida no Curral das Freiras, desta vez a descida fez-se pela Boca da Torrinhas - Fajã dos Cardos. Mais um dia a subir montanhas com o Clube Aventura da Madeira!