Marcha de Montanha

Pico do Areeiro – Pico Ruivo – Pico do Areeiro

20 e 21 de Agosto de 2009

O Clube Aventura da Madeira promoveu uma marcha de Montanha nos dias 20 e 21 de Agosto com vários objectivos que vieram a se concretizar, em face das boas condições climatéricas que se verificaram. A actividade iniciou-se com a observação de um bonito pôr-do-sol no Pico do Areeiro (1818 metros de altitude), seguindo os participantes pelo crepúsculo em direcção ao Pico Ruivo.

Se no início a luz do Sol permitiu progredir sem grandes problemas, a lanterna foi necessária a partir do Pico Gato com o cair da noite. Na escuridão, a iluminação das povoações salientava-se na profundidade dos vales. O Curral das Freiras, depois o Faial, a Cidade de Santana, São Jorge e o Porto Santo demarcavam-se das restantes fontes de luz. No planalto do Paul da Serra as luzes de sinalização aérea dos aerogeradores constituíam algo novo na paisagem.

O cume do Pico Ruivo (1861 metros) foi o fim da marcha nocturna já muito próximo da meia-noite. Apesar de algum vento, o seu sentido ascendente permitiu ao grupo fazer bivaque no topo e usufruir de um espectáculo proporcionado por um céu limpo, repleto de estrelas, uma oportunidade para identificar algumas das constelações mais conhecidas.

Ainda não eram 7horas da manhã, o grupo esperava pelo nascer do Sol no cume mais alto da Madeira, quando juntaram-se mais uns madeirenses com a mesma intenção e o astro não desiludiu, apesar do espectáculo ser retardado por manto de nuvens baixas que escondiam a linha do horizonte. Já estávamos a caminho das 8h da manhã quando, uma enorme bola laranja subiu no horizonte, num espectáculo todos os dias diferente e sempre apreciado.

Após as fotos, o grupo partiu de volta ao Pico do Areeiro, para contemplar o caminho feito pela noite iluminado pela luz do Sol, com paisagens sempre apreciadas por residentes e pelos muitos turistas que cruzaram com os caminheiros até à chegada ao Pico do Areeiro, por volta das 11h e pouco.

De regresso ao Funchal, já se programava a próxima a aventura!