Gonçalo Silva na Maratona do Monte Branco

No passado dia 28 de Junho realizou-se em Chamonix, França, a Maratona do Monte Branco, prova que contou com a presença de dois madeirenses Gonçalo Silva representado o Clube Aventura da Madeira e Nuno Caetano (Individual). Esta maratona é bem diferente da clássica prova de estrada, sendo uma prova em tipo trail, sempre em trilhos, em semi-autonomia e com um desnível positivo acumulado de 2511m.

A prova teve início ás 7h da manhã sob excelentes condições climatéricas, no centro de Chamonix, com os atletas a subirem até Vallorcine (Km 17) por trilhos menos técnicos, onde foi possível progredir a um ritmo mais rápido. Após o abastecimento em Vallorcine, o ritmo abrandou um pouco com uma subida bem dura de 1000m até a Aiguillette des Posettes (2200m de altitude), para voltar a descer esses mesmos 1000 metros numa descida muita técnica. Para finalizar os atletas passaram pelo o Col des Montets ao Km 30 fazendo a última e longa subida da prova até a meta no Planpraz, aos 2000m de altitude, dificultada pelo calor que se intensificava.

Com duas tácticas diferentes, os dois madeirenses presentes nesta competição separaram-se logo á partida, com Nuno Caetano impondo um ritmo mais forte, andando mais á frente. Na passagem do Km 17 estava nos 60 primeiros, mas na descida técnica da Aiguilette des Posettes teve uns problemas musculares que infelizmente acabaram por o atrasar na classificação. Gonçalo Silva optou por um começo a ritmo mais moderado que manteve sempre até ao fim.

A prova foi ganha pelo francês Christophe Assailly com o tempo 04h03m23, Gonçalo Silva acabou a prova em 133º da geral com o tempo 05h24m41s e Nuno Caetano em 230º com o tempo 05h46m16s, entre 1415 atletas que conseguiram terminar esta dura prova.