Percurso Pedestre - Dia Mundial da Árvore e da Floresta

21 de Março de 2010

O Clube Aventura da Madeira assinalou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta com a realização de um percurso pedestre, seguido de uma plantação de árvores indígenas, no Parque Ecológico do Funchal. Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal do Funchal que cedeu o transporte, utensílios para a plantação, árvores e colaboradores para acompanhar a actividade.

O percurso iniciou-se no Pico Alto, com uma breve paragem no miradouro a 1129 metros de altitude, que proporciona uma das panorâmicas mais abrangentes sobre a Cidade do Funchal.

Num ritmo calmo e de observação, a levada das cales no seu trajecto antigo, serviu de acesso ao Viveiro de Plantas e depois aos jardins em volta da Casa de Apoio do Parque Ecológico, na Ribeira das Cales, onde houve oportunidade para falar sobre algumas árvores e arbustos da Madeira e verificar algumas das características que os distinguem.

A passagem seguinte foi pelo Centro de Recepção contornando-o pelos espaços envolventes, onde se observaram algumas árvores plantadas numa actividade do Clube em 2004. Uma ligeira subida na margem esquerda do vale da Ribeira das Cales, por um caminho florestal, encaminhou os participantes ao longo do vale até cruzar o leito da ribeira a 1200 metros de altitude, voltando pela margem contrária.

Após a caminhada, seguiu-se a plantação, ao que os 19 participantes corresponderam plantando espécies da flora da Madeira, típicas destes locais, como o loureiro, o til, o vinhático e o folhado. Ficou a promessa de voltar no ano seguinte para observar o crescimento das plantações e juntar mais algumas plantas!