Percurso Pedestre – 31 de Dezembro

Longueira – Levada do Castelejo – Lombo Grande - São Roque do Faial - Longueira

No último dia de 2011, o Clube Aventura da Madeira organizou o já tradicional passeio de fim de ano, que congregou um grupo de elementos do Clube durante uma aprazível manhã.

Partindo do estacionamento junto à capela da Longueira (São Roque do Faial) o passeio iniciou-se subindo por veredas entre poios agricultados até chegarmos à Levada do Castelejo. Superado o desnível inicial, que foi presenteado aqui e ali com alguns frutos da época, deixamos para trás o casario mais ou menos bem tratado e embrenhamo-nos levada dentro numa paisagem verdejante e rica em linhas de água.

Pelas 11h00 chegamos à madre da levada do Castelejo, onde nos deparamos com uma piscina natural de água cristalina. Não fosse o frio da época e a diversão aquática era viável. Ali, onde se junta o Ribeiro Frio e o Poço do Bezerro, houve tempo para fazer geocaching, testar a flutuabilidade de pedras achatadas e presentear o estômago com uma merenda.

Algum tempo depois, voltamos ao caminho, desta feita por um trilho recuperado há pouco tempo que se apresenta em excelentes condições e com uma boa envolvente paisagística.

De volta aos terrenos agricultados, nas imediações do casario disperso pelo Lombo Grande no município de Santana, deparamo-nos com anonas, goiabas, canas de açúcar e até kiwis. Foram as canas de açúcar que generosamente se “ofereciam” aos passeantes, que adocicaram as bocas de alguns, reavivando sabores antigos e despertando memórias.

Por entre poios descemos uma escadaria íngreme, passamos cancelas improvisadas e cruzamos a ribeira de São Roque do Faial. Pelas 13h30 estávamos nas imediações da capela da Longueira cobiçando anonas, partilhando histórias e nos despedindo com desejos de um Feliz Ano Novo, cheio bons momentos, como foram estes que aqui relatamos.