ACREDITAR com Orientação

12 de Maio 2007 – Jardim de Santa Luzia

O Clube Aventura da Madeira colabora com a ACREDITAR (www.acreditar.org.pt) proporcionando uma actividade de Orientação aos seus voluntários.

 
Numa tarde quente, mas encoberta, o Jardim de Santa Luzia foi o nosso campo para a Orientação. Vinte e oito voluntários da ACREDITAR Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, foram surpreendidos com uma sessão de actividades, tendo por base a Orientação.

Uma breve apresentação das características da modalidade Orientação e logo surgiu vontade de começar a descodificar o mapa e partir à procura dos postos de controlo que valiam pontos. Como a Orientação era fácil no jardim, nesta primeira actividade acrescentou-se umas contas., objectivo controlar os pontos de passagem, totalizando 100 pontos. Orientação é correr a usar o cérebro, foi só intensificar ainda mais a parte menos física.

Apesar de ser uma primeira experiência para muitos, rapidamente foram concluindo os 9 grupos formados para começar a trabalhar em equipa. Houve de tudo. Uns que se preocuparam com a “conta”, outros que falharam a “conta” e ainda outros que gostaram tanto, que resolveram ir a todos os pontos, duplicando a “conta”.

Ligeiro intervalo para reagrupar e novo desafio, desta vez cumprir um percurso formal de Orientação, mas com umas “perguntinhas” de cultura “local” e uns enigmas enigmáticos pelo caminho. Resultado, bons executantes na Orientação, mas com ligeiros deslizes no questionário devido à pressão da Orientação e à equipa ainda pouco entrosada.

A próxima actividade será ainda melhor e continuem a acreditar, o Mundo precisa de todos os voluntários.