Ori Park Câmara de Lobos / I Troféu de Orientação Praça da Autonomia

Cidade de Câmara de Lobos - 8 de Dezembro de 2007

O Clube Aventura da Madeira em colaboração com o Clube Desportivo Garachico levou pela primeira vez a Orientação desportiva à Cidade de Câmara de Lobos, no passado dia 8 de Dezembro, num evento pontuável para o Circuito Regional de Orientação Sprint 2007/2008.

Cento e quinze participantes animaram ruas, becos, praças e jardins da cidade, despertando a curiosidade e apoio dos moradores, que tentavam indicar postos de controlo, acabando por dificultar ainda mais a leitura do mapa e a escolha das melhores opções. Muitos foram os atletas que andaram à procura do Norte, tantas eram as opções e dificuldades de interpretação mapa/terreno, com particular incidência na área urbana de acesso ao Ilhéu de Câmara de Lobos. O desnível também foi um obstáculo a raciocínios mais rápidos e acertados.

A área de competição estendeu-se desde os Jardins de São Francisco até à Praça da Autonomia, em mais uma aposta do Clube Aventura da Madeira na cartografia de diferentes locais para a prática da Orientação, constituindo o Mapa da Cidade de Câmara de Lobos, o primeiro executado neste concelho.

Em termos competitivos esta prova contou com duas estrelas da Orientação mundial, Anders Nordberg, actual n.º 2 no Ranking da Taça do Mundo homens e Anne Hausken 4.ª no mesmo ranking, em senhoras. Estes dois atletas noruegueses mostraram a sua classe, vencendo com destaque os escalões mais competitivos, Seniores Masculinos e Seniores Femininos.

Os restantes vencedores foram, Adelina Nieves/Ângela Nieves em Orientação Para Todos 1 e Maurício Mendes no escalão Orientação Para Todos 2, David Câmara (GD Estreito) em Iniciados, Francisco Azevedo (O Liceu) em Juvenis, Débora Silva (O Liceu) em Juniores Femininos, Duarte Henriques (O Liceu) em Juniores Masculinos, Frederico Jesus (CAMadeira) em Veteranos Masculinos.

Este evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, da Associação da Madeira de Desporto Para Todos e da Federação Portuguesa de Orientação, contributos imprescindíveis para o sucesso do evento.