V Meeting de Orientação Ilha da Madeira

15,16 e 17 de Fevereiro de 2008

O Clube Aventura da Madeira realizou a 5.ª edição do Meeting de Orientação Ilha da Madeira, que decorreu no concelho de Porto Moniz, com três dias de competição, dois percursos de Distância Média e um de Sprint urbano.

O programa do evento começou na sexta à noite, pelas 21h, com o Sprint urbano na Vila de Porto Moniz, em que participaram 80 atletas, apesar da chuva intensa que marcou presença durante toda a competição. A chuva e muitos atletas que partiram sem luz artificial tornaram muito difícil a leitura do mapa, transformando a prova numa verdadeira aventura.

No Sábado, o primeiro dia pontuável para o Ranking da Taça FPO Madeira, o mau tempo voltou a dificultar os atletas, com a chuva persistente a dificultar a progressão nos terrenos enlameados. Apesar dos avisos e do mau tempo, 180 atletas marcaram presença, 30 dos quais estrangeiros, o que já vem sendo hábito nas últimas edições deste evento de âmbito regional.

A concentração, partidas e chegadas foram junto à Estação Zootécnica da Madeira, um local pouco conhecido, com edifícios de traça antiga. Parte do mapa utilizado constituía uma nova área de Orientação, especificamente cartografada para este evento. Terreno com eucaliptos, acácias, áreas de vegetação densa, campos de cultivo abandonados e alguns caminhos, com levadas, tanques e fossos eram as principais características que colocaram à prova muitos Orientistas.

No segundo dia de Distância Média e após uma noite de tempestade na zona da Santa, as condições climatéricas melhoraram significativamente, passando o Sol a aparecer entre períodos de chuva fraca. Os atletas partiam e chegavam nas proximidades do Campo de Futebol da Santa, percorrendo áreas com eucaliptos, acácias, pinhal e vegetação rasteira. Neste dia os atletas sentiram algumas dificuldades com o relevo, as más opções resultaram em dificuldades acrescidas para vencer os desníveis acentuados. A área envolvente à antiga Lagoa da Santa foi um dos locais que colocou muitas dificuldades aos atletas, em especial a aproximação a um buraco, com o código 70.

Nos resultados finais destacaram-se nos escalões jovens, as vitórias nas D15 para Nisia Nisia (GD Estreito), no H15 David Câmara (GD Estreito), em D17 Micaela Viveiros (CMo Funchal), em H17 António Tremura (CAMadeira), em D20 Marisa Câmara (CMo Funchal), em H20 Duarte Henriques (O Liceu). Nos escalões principais, nos seniores femininos Anastasia Saranen (Pihkaniskat - Finlândia) venceu com boa réplica de Nélia Sousa (CAMadeira) 2.ª classificada, seguida de Alexandra Sousa (CAMadeira). Nos Masculinos, Sidónio Freitas (CMo Funchal) foi 1.º, Nuno Câmara (CMo Funchal) 2.º e Orlando Barros (GD Estreito) 3.º. Em Sen. Masc. B venceu Alípio Silva. Nos Escalões veteranos, no H35 Xavier Vieira (CAMadeira) venceu e no D35 foi Adriana Ladeira (CAMadeira) a mais rápida, no H45 Aki Saranen, no H50 Kari Papinsaari, no D45/D50 Terttu Jalanto, no D55/60/65 Juulia Salmela, no H55/60/65 Mats Svedström. Nos escalões abertos, Maria João Pinheiro venceu no OPT1 e Ivone Ferreira / Anabela Paturro no OPT2.  

Este evento constituiu mais uma excelente jornada de Orientação pedestre na Região, sendo imprescindível o apoio do Município de Porto Moniz, a quem o Clube Aventura da Madeira endereça um agradecimento muito especial. As facilidades proporcionadas a nível logístico, o apoio de ambulância e os magníficos troféus e medalhas constituíram o apoio do Município de Porto Moniz. Colaboraram ainda com o evento o INATEL, a Associação da Madeira de Desporto Para Todos/IDRAM e a Estação Zootécnica da Madeira.

Um agradecimento muito especial para todos os colaboradores do Clube, que tornaram possível este evento: Elisabete Alves, Gonçalo Silva, Mauro Gomes, João Gomes, Nélia Sousa, Pedro Damião, Xavier Vieira, Dores Vieira, Natércia Garcias, António Ferro, Nadia, Ana Rocha, Diniz Ferreira, Susana Graça, Armando Silva e Letícia Sousa.

Alguns Números da Organização

Sprint Nocturno (Pontuável Circuito Regional de Sprint Clube Aventura da Madeira/INATEL)
Inscritos Sprint: 118 
Participantes: 80    
Postos de controlo: 30  
Escalões: 11  
Percursos diferentes: 7

Distância Média (6.º e 7.º percursos pontuáveis para o Ranking da Taça FPO Madeira)
Inscritos 1.º Percurso Distância Média: 208
Inscritos 2.º Percurso Distância Média: 201 
Participantes: 180
Postos de controlo por dia: 60   
Escalões: 18  
Percursos diferentes: 12