I Troféu de Orientação Serras de Santa Cruz
10 e 11 de Maio de 2008

Taça da Madeira de Orientação Pedestre 2007/2008
Duas centenas orientaram-se no Montado do Pereiro

No passado fim-de-semana decorreu uma dupla jornada pontuável para a Taça da Madeira de Orientação Pedestre 2007/2008, com a realização do “I Troféu de Orientação Serras de Santa Cruz”, que decorreu na área florestal entre o Poiso e Montado do Pereiro, numa organização do Clube Aventura da Madeira.

Este evento registou uma elevada participação, tendo ultrapassado as duas centenas de participantes, muitos dos quais nos escalões de iniciação, mostrando uma crescente procura pela modalidade.

As condições climatéricas estiveram excelentes para a prática da Orientação, com o tempo algo encoberto no Sábado e um pouco de nevoeiro no Domingo, mas sem dificultar a visibilidade.

O terreno algo acidentado e os muitos pormenores de vegetação foram os principais obstáculos sentidos pelos atletas no primeiro dia de competição, sendo as opções com base no relevo a maior dificuldade colocada aos atletas no segundo dia de competição, levando muitos a subir mais do que deviam.

A organização montou 13 percursos diferentes em cada um dos dias, tendo um total de 45 postos de controlo colocados em toda a área de prova, definida entre o Poiso e o Ovil da Ribeira dos Boeiros.

Estiveram em disputa 14 escalões, dois de formação, 10 de competição e dois abertos à população no âmbito do Desporto Para Todos.

A alternância das características do terreno nos dois dias revelou-se decisiva no equilíbrio dos resultados finais, com indecisão nos vencedores até aos últimos pontos de passagem. Nos escalões principais, nos Seniores Femininos, vitória final para Alexandra Sousa (CAMadeira), apesar de ter perdido para Rute Silva o segundo percurso. Nos Seniores Masculinos, a vitória em ambos dos dias foi para António Olival (CAMadeira).

Nos restantes escalões os vencedores foram os seguintes: Emanuel Azevedo (GD Estreito) Iniciados Masculinos; Carina Velosa (GD Estreito); Micaela Viveiros (CMoF) Juvenis Femininos; Francisco Azevedo (O Liceu); Débora Silva (O Liceu) Juniores Femininos; Rui Silva (O Liceu) Juniores Masculinos; Pedro Alves (CAMadeira) H21 B; Paula Rodrigues (CMoF) D35; Duarte Andrade (CMoF) H35; Ramiro Alves (CAMadeira) H45; Vítor Caíres/Moisés OPT1 e João Freitas (GD Estreito) no OPT2.

Este evento contou com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação e do Instituto Regional do Emprego na cedência das instalações do Montado do Pereiro.