XV Troféu de Orientação Clube Aventura da Madeira
22 e 23 de Novembro de 2008
Terreiros e Caniçal

A época de Orientação pedestre abriu no passado fim-de-semana com a realização dos dois primeiros percursos pontuáveis para o ranking regional da modalidade. Os Terreiros, no Santo da Serra e a zona envolvente à Prainha, no Caniçal foram os terrenos de competição do XV Troféu de Orientação Clube Aventura da Madeira, que contou com a participação de 166 atletas.

Os participantes encontraram condições climatéricas difíceis no primeiro dia de competição, com nevoeiro, alguma chuva e frio a fustigarem a zona dos Terreiros, mas que não impediu uma elevada participação. Neste percurso, os principais desafios colocados foram a interpretação da vegetação e as constantes mudanças de direcção dos itinerários, que exigiam uma atenção redobrada na orientação dos atletas. Nos 14 escalões em disputa não existiram grandes surpresas, com os favoritos a obterem as primeiras posições.

No Domingo, a competição passou para o Caniçal, na zona envolvente à Prainha, com vento forte, céu cinzento com abertas esporádicas, mas bem melhor que no dia anterior. Os atletas tiveram pela frente um terreno completamente diferente, maioritariamente aberto, com muitos detalhes de relevo, que apelou à leitura da altimetria e colocou à prova a táctica dos atletas. Reentrâncias, depressões e ravinas foram os elementos característicos mais comuns, exigindo uma navegação cuidada para que não implicasse grandes desvios.

Ambos os dias de competição disputaram-se na disciplina de distância média, com distâncias entre os 1500 metros e os 4000 metros para os escalões mais competitivos.

De registar a presença de dois novos Clubes regionais que passaram a dinamizar a Orientação, o Clube Desportivo Escola de Santana (Q10) e a Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena (ADRAP).

Nos resultados finais, destaque para a vitória de Bruno Berenguer (GD Estreito) nos Seniores Masculinos A e de Rute Silva (CAMadeira) nos Femininos. Nos Seniores Masculinos B venceu Maurício Mendes (Q10). Nos escalões jovens, vitória nos iniciados para Diana Abreu e Roberto Azevedo ambos atletas dos GD Estreito, nos juvenis, Eva Silva e Diogo Ladeira do Clube Aventura da Madeira e nos juniores, Francisco Azevedo (CAMadeira) e Sara Caíres (O Liceu). Nos Escalões veteranos vitórias para Paula Rodrigues (CMOF) em D35, Xavier Vieira (CAMadeira) em H35 e Ramiro Alves (ADRAP) no H45. Nos escalões abertos de Orientação Para Todos venceu Rui Alves da ADRAP no OPT1 e Gabriel Figueira do Q10 no OPT2.

A competição prossegue no próximo dia 21 de Dezembro com a realização da Orientação Sprint Cidade de Câmara de Lobos.