XVI Campeonato Ibérico

Taça de Portugal de Orientação Pedestre - 6 e 7 de Dezembro de 2008

1011 Atletas participaram nos dois dias de competição

O Clube Aventura da Madeira esteve presente com 10 atletas nas competições pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre integradas no XVI Campeonato Ibérico, que decorreu em Idanha-a-Nova, nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2008.

O primeiro dia de competição foi muito peculiar para todos os atletas, um dos mais difíceis a nível táctico e técnico dos últimos tempos. O mapa à escala 1: 10 000, com muitos detalhes de relevo, vegetação rasteira, pequenos caminhos dispersos e muros de pedra, aliado ao intenso nevoeiro, obrigou a uma atenção redobrada dos atletas e os do Clube Aventura da Madeira tiveram uma das melhores prestações da época. Destaque para os resultados obtidos pela Adriana Ladeira, 3.ª em D40, Susana Silva 3.ª em Vet. Fem. B, António Olival 3.º em H35, Xavier Vieira 7.º em H40 e João Soares em 8.º em H45.

No Domingo, o segundo dia de competição, disputou-se a prova de Distância Longa, com chuva miudinha e num terreno maioritariamente aberto ou semi-aberto, com muitos muros e algumas áreas com vegetação rasteira. Os primeiros pontos foram algo problemáticos para alguns atletas, o relevo relativamente suave e uma grande densidade de muros de pedra dificultaram a progressão e motivaram muitos erros de navegação. Neste dia, Adriana Ladeira foi a atleta em destaque, pois manteve a posição, subindo ao pódio na terceira posição em D40. Os restantes atletas, Susana Silva, Isabel Fagundes, Duarte Henriques, João Gomes, António Olival, Xavier Vieira, Ricardo Ladeira, João Soares e Carlos Silva obtiveram resultados satisfatórios na globalidade do seu escalão.