Orientação - Xavier Vieira competiu em França

O atleta do Clube Aventura da Madeira participou no escalão H35A nos “6 dias de Orientação de França”, que decorreram de 2 a 9 de Agosto na região de Aveyron, no Parque Natural de LarzacGrands Causses”, um planalto com uma altitude a variar entre os 700 e 800 metros.

Paisagens intactas, terreno muito complexo com uma grande diversidade de características, muitos contornos, rochas, escarpas altas que se tornam em autênticos labirintos, muita vegetação a cobrir os elementos rochosos, escondendo o seu desnível e dificultando a progressão e poucos caminhos. Como referiu Thierry Gueorgiou (5 vezes campeão mundial e vencedor da prova): “um terreno muito técnico, com muito pormenor e difícil”.

Estiveram presentes cerca de 2700 atletas oriundos de 28 países, tais como a Nova Zelândia, Austrália, EUA, Canada, e muitos países Europeus, tendo Portugal sido representado por 84 atletas (o 7.º país em número de atletas).

A Madeira esteve representada pelo atleta Xavier Vieira do Clube Aventura da Madeira, que participou nos seis dias de competição, com percursos que variaram entre os 7 e 8 km de extensão e com desníveis a variar entre 175 e os 270 metros.

As provas não correram muito bem a Xavier, tendo obtido tempos entre os 80 e 93 minutos para concluir os percursos, vindo a perder algum tempo (entre 10 a 20 minutos por prova), devido ao grau de dificuldade e adaptação a este terreno. Mas apesar destes contratempos, em termos de classificação geral no escalão H35A, conquistou o 12.º lugar entre os 88 atletas que concluíram o escalão, um excelente resultado, sendo um dos melhores em termos de posicionamento dos atletas portugueses nos respectivos escalões.

De referir ainda que estiveram presentes nesta prova 15 atletas dos melhores 30 do ranking mundial de orientação.