Orientação Funchal Civitas Mimosa

19 Julho 2009

155 Participantes Orientam-se na Zona Velha da Cidade do Funchal

No âmbito do projecto Civitas Mimosa, a Câmara Municipal do Funchal promoveu no passado Domingo, 19 de Julho, um evento de Orientação pedestre aberto à população, que incentivou a circulação a pé na Cidade do Funchal.

Cento e cinquenta e cinco participantes, desde os primeiros anos de vida até aos 70 e muitos anos de idade, individualmente ou em grupo, aceitaram o repto e partiram à descoberta do Jardim Almirante Reis,  ruas, travessas, becos e praças, monumentos e árvores da Zona Velha da Cidade.
A organização, a cargo do Clube Aventura da Madeira, colocou 47 postos de controlo para definir 7 percursos de vários níveis de dificuldade, adaptados às capacidades dos participantes, que foram distribuídos por dez escalões.

A área de prova estava compreendida entre a Praça Autonomia, o Campo da Barca e o Forte de São Tiago, com maior concentração de postos de controlo no Jardim Almirante Reis, onde estavam situadas as partidas e chegadas dos percursos.
Cada um a seu ritmo, todos cumpriram os percursos que variavam entre 1,1Km para os escalões Iniciados e os 3,4 km para o escalão H21, distâncias medidas em linha recta, sem contar com as diversas opções de itinerário.

Esta prova registou um grande número de novos participantes, com destaque para muitos grupos familiares e alguns atletas que iniciaram os seus filhos na modalidade Orientação, o que faz antever um crescimento do número de praticantes.
De registar a participação na prova do Dr. Bruno Pereira, Vice-Presidente da Autarquia Funchalense e do Vereador Dr. Pedro Calado, que, com as suas famílias, se associaram ao evento e partiram para uma nova descoberta da Zona Velha da Cidade através da Orientação.

Destaque para os vencedores nos diversos escalões, com Sara Morais (CAMadeira) no D15, Afonso Silva (GD Estreito) no H15, o grupo João/Cláudio/Carina no OPT+50, Emanuel Barreto (ADRAP) no OPT2, Elizabeth Olival (CAMadeira) no OPT1, Xavier Vieira (CAMadeira) no H35, José Nunes (CAMadeira) no H45, Adriana Ladeira (CAMadeira) no D35, Débora Silva (CMoFunchal) no D21 e Miguel Gonçalves (CAMadeira) no H21.