XVI Troféu de Orientação Clube Aventura da Madeira

Taça FPO Madeira 2009/2010

160 Atletas competiram no Chão da Lagoa

A segunda prova da época ficou marcada pelas condições climatéricas difíceis que os atletas encontraram nos dois dias de competição.

Na tarde de Sábado disputou-se o terceiro resultado pontuável para o Ranking da Taça FPO Madeira 2009/2010, numa área entre a Casa do Burro e portão Norte do Chão da Lagoa, muito rica em detalhes de vegetação densa. A presença de nevoeiro no primeiro dia de competição aumentou a complexidade dos 10 percursos que a organização do Clube Aventura da Madeira delineou para os 16 escalões/categorias em disputa, que variavam entre os 1, 5km para os Infantis e os 4km para os Seniores Masculinos. Neste primeiro dia, a complexidade táctica e técnica motivou algumas desorientações, mas acabaram por vencer os favoritos em quase todos os escalões.

No Domingo pela manhã as condições meteorológicas agravaram-se relativamente ao dia anterior, com a chuva e o nevoeiro a marcarem presença durante toda a prova. A área de competição na zona central do Chão da Lagoa, com áreas abertas e núcleos de floresta limpa era mais simples para os atletas ao nível da interpretação, mas o nevoeiro e a chuva motivaram muitas dificuldades extra e algumas surpresas na classificação deste dia, que constituiu o 4.º resultado do Ranking Regional.

Uma das surpresas do dia foi no escalão mais competitivo, o H21A, em que Nelson Baroca (CAMadeira) venceu deixando Sidónio Freitas (CMoFunchal) a 27 segundos. Nos femininos Débora Silva (CMoFunchal) confirmou o domínio do escalão D21, mas neste dia contou com uma luta cerrada de Isabel Fagundes (CAMadeira) que fez mais 55 segundos.

Nos resultados finais do XVI Troféu de Orientação Clube Aventura da Madeira, que somam os dois dias de competição, destaque para os vencedores: Vanessa Andrade (CDE Santana) em D13; Diogo Costa (CAMadeira) em H13; Diana Nunes (GD Estreito) em D15; Gonçalo Olim (GD Estreito) em H15; Joana Vieira (O Liceu) em D17; Emanuel Azevedo (GD Estreito) em H17; Filipa Gonçalves (O Liceu) em D20; David Alves (CAMadeira) em H20; Débora Silva (CMoFunchal) em D21; Sidónio Freitas (CMoFunchal) em H21A; Sérgio Lopes (CMoFunchal) em H21B; Paula Rodrigues (CMoFunchal) em D35; Duarte Andrade (CMoFunchal) em H35; Ramiro Alves (CAMadeira) em H45; Augusto Pereira (CAMadeira) em OPT1 e Sónia Gomes/Fábio Pestana (CAMadeira) em OPT2.

De registar a participação de 7 clubes e a presença de atletas em todos os escalões de formação de infantis a juniores.

Este evento organizado pelo Clube Aventura da Madeira contou com os apoios da Associação de Orientação da R.A.M, IDRAM, Federação Portuguesa de Orientação e Câmara Municipal do Funchal/Parque Ecológico do Funchal.

O Clube Aventura da Madeira foi o Clube com mais atletas inscritos, tendo 57 entusiastas da Orientação participado no evento em sua representação.