Taça da Madeira de Orientação Pedestre 2008/2009

23 e 24 de Maio de 2009

OriCAMadeira 2009” - Cento e vinte e oito atletas em competição

O Clube Aventura da Madeira organizou o penúltimo evento da competição regional de Orientação Pedestre da presente época, com dois percursos que decorreram no passado fim-de-semana nas serras do Poiso.

O primeiro dia de competição teve concentração e partidas nas imediações do Poiso, no Sábado à tarde, com razoáveis condições climatéricas, embora os primeiros atletas a partir tivessem algum nevoeiro a aumentar a dificuldade de orientação, com o decorrer da prova as condições de visibilidade melhoraram consideravelmente. O terreno algo irregular e a interpretação dos detalhes de vegetação, aliados ao desnível acentuado, foram os principais obstáculos que os atletas encontraram.

No Domingo, a prova decorreu a partir das 10h30, com a concentração e partidas no Montado do Pereiro, tendo os percursos se desenvolvido até à Pedra do Poiso e às proximidades do ovil da Ribeira dos Boieiros, numa área florestal de pinhal e folhosas. O tempo esteve bom para a prática da modalidade com a temperatura algo fria, mas com sol quase até ao final.

A organização montou 7 percursos diferentes em cada um dos dias de competição, com distâncias entre os 1800 metros e 4000 metros, para os treze escalões em disputa, desde Iniciados a Veteranos II, e para os escalões abertos, com percursos de Orientação Para Todos.

A luta pelos primeiros lugares em quase todos escalões esteve incerta até final do segundo percurso, havendo algumas trocas em relação aos vencedores do dia anterior. Nos escalões mais competitivos, nos Seniores Masculinos, António Olival (CAMadeira) aumentou a vantagem que tinha do dia anterior, que era só de três segundos vencendo no cômputo geral do evento. Nos lugares imediatos do pódio classificaram-se Orlando Barros (GD Estreito) e Nelson Baroca (CAMadeira), 2.º e 3.º respectivamente.

Nos Seniores femininos venceu Débora Silva (CMoFunchal), fruto de duas provas regulares. Em segundo classificou-se Isabel Fagundes e em terceiro Alexandra Sousa, ambas atletas do Clube Aventura da Madeira.

Nos escalões Jovens, destaque para um bom número de participantes nas categorias de iniciados, com 17 atletas oriundos das escolas do GD Estreito e do Clube Desportivo Escola de Santana a concluírem percursos nas serras do Poiso. No escalão H15 venceu Emanuel Azevedo (GD Estreito) e no D15 a primeira posição foi para Vanessa Andrade (CDES).

Nos Juvenis Masculinos (H17) António Tremura (CAMadeira) foi 1.º, Diogo Ladeira (CAMadeira) 2.º e David Alves 3.º. Eva Silva classificou-se em D20 e Gabriel Figueira (CDES) no H20.

Nos veteranos, Duarte Andrade (CMoFunchal) venceu no H35, Paula Rodrigues (CMoFunchal) no D35 e Ramiro Alves (ADRAP) venceu no H45.

Os escalões abertos no âmbito do Desporto Para Todos tiveram como vencedores Rui Alves no OPT1 e Alito Leça no OPT2, ambos da ADRAP.

No final realizou-se a cerimónia de entrega de prémios, com o nevoeiro a invadir o terreno de prova, os atletas vencedores foram distinguidos.

O Clube Aventura da Madeira contou com os apoios da Federação Portuguesa de Orientação, do Instituto Regional do Emprego e da Associação da Madeira de Desporto Para Todos.