ORI AORAM 2009 – Terreiros – 24 e 25 de Outubro de 2009

A Orientação pedestre iniciou a época com dois percursos pontuáveis para a Taça FPO Madeira, que decorreram na zona dos Terreiros, numa organização da Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira.
Cento e sessenta atletas distribuídos por 14 escalões mostraram a vitalidade desta modalidade, que em cada prova acolhe novos entusiastas.

Com as condições meteorológicas a ajudar em ambos os dias de competição, os atletas centraram-se nos detalhes do terreno e da vegetação para progredir nas diversas opções. No Sábado, o primeiro percurso de distância curta não apresentou grande dificuldade técnica, mas a rapidez de interpretação do mapa decidiu os primeiros lugares.

Neste dia, destaque para as vitórias em três escalões jovens de atletas do GD Estreito, com Nisia Aguiar a vencer no D15, Ricardo Silva no H15 e Luís Azevedo em H17. No escalão D17, atleta Sofia Freitas do Clube Escola “O Liceu” foi a mais rápida.

Nos Seniores, no escalão mais competitivo, após muito incerteza nos resultados finais António Olival venceu superando uma forte concorrência, enquanto nos femininos, Débora Silva do Clube Montanha do Funchal, venceu por larga margem. No H21 B, Honório Teixeira venceu e somou os seus primeiros 100 pontos para o Ranking.

Nos veteranos, Paula Rodrigues (CMoF) em D35, João Freitas (CAMadeira) em H35 e Ramiro Alves (CAMadeira) no H45 foram os mais rápidos dos seus escalões.

 Numa actividade paralela e de demonstração, a AORAM realizou uma prova de estafetas, numa área reduzida, com um mapa a escala 1:2500. Equipas de três elementos completaram por estafeta percursos com distâncias totais entre os 2,7km e os 6km. Quatro escalões em disputa, Jovens, Seniores, Veteranos e Estafeta Popular, foram todos ganhos por equipas do Clube Aventura da Madeira.

Ainda neste dia, foram distinguidos pela AORAM os vencedores do Ranking da Taça FPO Madeira 2008/2009, através da entrega de troféus aos três primeiros classificados de cada escalão.

No Domingo, os percursos tinham maiores distâncias a percorrer, aproximando-se da Distância Longa. As características da área de competição motivaram alguns desafios, com fracções muito técnicas sobretudo pela densidade da vegetação, alternando com outras de baixa dificuldade técnica, em que a boa condição física foi um importante contributo para o desempenho final.

As particularidades da prova e alguns erros técnicos motivaram alguns vencedores diferentes relativamente ao primeiro percurso, equilibrando as contas do Ranking Regional, no entanto, a entrega de prémios do evento é o resultado do somatório dos dois dias de competição e alguns dos favoritos acabaram por vencer. Nos resultados finais do troféu Ori AORAM 2009, destacam-se os vencedores: D15 Nísia Aguiar (GD Estreito); H15 João Silva (GD Estreito); D17 Sofia Freitas (O Liceu); H17 Diogo Ladeira (CAMadeira); D20 Filipa Gonçalves (O Liceu); H20 Victor Caíres (CDES); H21A António Olival (CAMadeira); H21B Sérgio Lopes (CAMadeira); D35 Paula Rodrigues (CMoF); H35 João Freitas (CAMadeira); H45 Ramiro Alves (CAMadeira); OPT1 António Romão (CAMadeira), OPT2 Morgado Dias/Sandra Gomes (CP Telecom).