VI Meeting de Orientação Ilha da Madeira

31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2009

O Chão das Aboboreiras e o Montado do Pereiro receberam os dois percursos do VI Meeting de Orientação Ilha da Madeira, uma prova organizada pelo Clube Aventura da Madeira pontuável para a Taça da Madeira de Orientação Pedestre 2008/2009.

Apesar das condições climatéricas difíceis, com alguma chuva, vento e frio, 177 atletas estiveram presentes, a maioria madeirenses, sendo 34 estrangeiros originários da Suécia, Lituânia, Grã-Bretanha, Finlândia e França, e 7 atletas de clubes continentais.

A prova foi marcada por alguma dureza dos percursos, com diversas opções de itinerário a exigir vencer desníveis acentuados, no entanto, a beleza das áreas percorridas e os desafios propostos pela organização foram do agrado da generalidade dos participantes. Alípio Silva estreou-se como traçador de percursos na prova mais importante do calendário regional e ficou a certeza que teremos mais e melhores provas no futuro.

Em ambos os dias foram definidos 9 percursos para os 16 escalões em disputa, com distâncias entre os 1,4km para os iniciados e os 5km para os seniores masculinos, com desníveis em subidas até aos 240 metros pelas melhores opções.

O escalão mais competitivo do evento, os seniores masculinos H21 A, contou com a presença de um dos melhores atletas da actualidade, o francês Thierry Gueorgiou (Kalevan Rasti FIN), um campeão do mundo da distância média que provou na Madeira todo o seu potencial, vencendo os dois dias de competição. Os lugares imediatos do pódio foram para dois atletas suecos Mattias Millinger (OK Linné  SWE) e Johan Linhahl (Täby OK SWE), 2.º e 3º respectivamente. Na competição regional, Sidónio Freitas (CMoFunchal) foi o melhor, seguido de António Olival (CAMadeira) 2.º classificado e de Orlando Silva (GD Estreito)3.º.

Nos seniores masculinos H21B, Diniz Ferreira (CAMadeira) foi o mais regular, valendo os dois segundos lugares obtidos, o primeiro lugar no conjunto das duas etapas disputadas.

Nas senhoras, o escalão D21A teve como vencedora a atleta Débora Silva (CMoFunchal), seguida de Isabel Fagundes (CAMadeira) e de Alexandra Sousa (CAMadeira).

Nos escalões veteranos, a disputa entre os diversos atletas estrangeiros e alguns portugueses animou a competição. No H35, Duarte Andrade (CMoFunchal) venceu em luta com Xavier Vieira (CAMadeira) e no D35 Paula Rodrigues foi a atleta mais rápida no conjunto dos dois percursos. No escalão H45 a vitória foi para o atleta continental Manuel Dias, que superou uma forte concorrência estrangeira. Nas senhoras, em D45 venceu Lisbeth Bergagard. Nos escalões dos atletas com 55 ou mais anos, no H55, o primeiro lugar foi para Rauli Helkkula e em D55 para Lena Schön-Barkestam.

Nos escalões jovens, Roberto Azevedo (GD Estreito) e Vanessa Andrade (Q10) venceram nos iniciados H/D15, David Alves (ADRAP) nos Juvenis H17, Eva Silva (CAMadeira) em D20 e Gabriel Figueira (Q10) em H20.

Nos percursos abertos, em OPT1venceu Rui Alves e em OPT2 Alito Leça, ambos atletas da ADRAP.

O encerramento do evento no Montado do Pereiro fez-se com a cerimónia de entrega de prémios, que apesar da chuva miudinha, contou com muitos atletas que permaneceram até ao final, para a consagração dos vencedores dos 16 escalões classificados no VI Meeting de Orientação Ilha da Madeira e para uma merecida aclamação a Thierry Gueorgiou, que demonstrou toda a capacidade de um campeão do mundo de Orientação, com tempos muito bons e opções de itinerário arrojadas, ganhando a admiração de todos.

Este evento contou com os apoios da Federação Portuguesa de Orientação, da Associação da Madeira de Desporto Para Todos e do Instituto Regional do Emprego e com o empenho dos colaboradores do Clube Aventura da Madeira, Alípio Silva, João Soares, Elisabete Alves, João Gomes, Mauro Gomes, Sónia Gomes, Fábio Pestana, António Olival, Isabel Fagundes, Duarte Henriques, Miguel Gonçalves, Nélia Sousa, Rui Rodrigues e o Paulo Teles.