Orientação – Taça da Madeira levou 156 atletas a Porto Santo

15 e 16 de Maio 2010

O IV Grande Prémio de Orientação de Porto Santo bateu recorde de participantes em provas oficiais de Orientação pedestre realizadas na Ilha Dourada. O Clube Aventura da Madeira planeou um fim-de-semana de competição, com três provas em dois dias, levando à Ilha Dourada 156 atletas, envolvendo uma comitiva com cerca de 250 pessoas

No Sábado, pelas 13h30 iniciou-se o primeiro percurso de Distância Média em área florestal, com partida dos atletas no miradouro do Pico Castelo e chegada junto ao Quartel Militar.

A organização montou 50 postos de controlo numa área de 1km2, para definir 10 percursos diferentes, adaptados aos 16 escalões em disputa, desde os infantis aos veteranos e escalões abertos de Orientação para todos.

Nesta primeira prova a competitividade ficou patente nos resultados, que em alguns escalões foram disputados ao segundo.

Após algumas horas de pausa, pelas 19h, novo desafio foi colocado aos atletas, num percurso de Orientação urbana disputado na disciplina Sprint. A cidade de Porto Santo ganhou uma animação pouco habitual, com centena e meia de atletas a correr nas mais variadas direcções e a mostrar a Orientação aos residentes e a alguns visitantes.

Para este percurso o Clube Aventura da Madeira montou 40 postos de controlo e definiu 7 percursos diferentes com distâncias a variar entre os 1200 e os 2500 metros de distância rectilínea entre postos de controlo, o que na realidade acaba por ser um pouco mais, para contornar as áreas edificadas.

No Domingo, os atletas voltaram ao espaço natural, com partida nas imediações do miradouro do Pico Castelo e a chegada junto ao Posto Florestal dos Salões. Foram novamente 10 percursos diferentes dos infantis aos veteranos e dois escalões abertos o OPT1 e OPT2.

Em ambos os dias o terreno de competição colocou algumas dificuldades aos atletas, quer pelo declive, quer pelos muitos detalhes de relevo, com fossos secos e ravinas, abundância de muros e alguns núcleos de floresta. A vegetação rasteira seca também incomodou e muito, com os atletas que não utilizaram equipamento de protecção a terem uma dificuldade extra.

Este último dia de competição registou novos vencedores em alguns escalões e algumas alterações na classificação final do IV Grande Prémio de Orientação Porto Santo, que somou os tempos dos dois percursos de distância média pontuáveis para o Ranking da Taça da Madeira 2009/2010.

Destaque para a luta nos escalões principais H21A e D21, com Nuno Câmara (CMoFunchal) a sair vencedor no Escalão H21A por apenas 10 segundos no conjunto dos dois dias de competição, superiorizando-se a Nelson Baroca (CAMadeira) 2.º e João Gomes (CAMadeira) 3.º. Nos femininos, as três primeiras atletas tiveram uma disputa muito cerrada, com Rute Silva (CAMadeira) a vencer por 18 segundos Marina Simplício (CD Escola de Santana) que foi 2.ª e Marisa Câmara (CMoFunchal) em 3.º a 43 segundos da vencedora.

Nos restantes escalões os vencedores foram: H13 Gonçalo Tavares (CAMadeira), D13 Vanessa Andrade (CD Escola Santana); H15 Gonçalo Olim (CAMadeira); D15 Ana Aguiar (O Liceu); H17 Diogo Ladeira (CAMadeira); D17 Sofia Freitas (O Liceu); H20 Vitor Caíres (CD Escola Santana); D20 Micaela Viveiros (CMoFunchal); H21B Emanuel Barreto (CAMadeira); H35 Xavier Vieira (CAMadeira); D35 Paula Rodrigues (CMoFunchal); H45 Ramiro Alves (CAMadeira); OPT1 Sérgio Pestana (Ind.) e OPT2 Bruno Mendes/Raquel Franco (CAMadeira).

Na prova Sprint disputada no Sábado na Cidade de Porto Santo, a contar para o Circuito Sprint do Clube Aventura da Madeira, os vencedores foram os seguintes: H13 Gonçalo Tavares (CAMadeira); D13 Carolina Luís (CDES); H15 Gonçalo Olim (CAMadeira); D15 Ana Aguiar (O Liceu); H17 Rodrigo Menezes (LCM); D17 Sofia Freitas (O Liceu); H20 Vitor Caíres (CDES); D20 Filipa Gonçalves (O Liceu); H21A Miguel Gonçalves (CAMadeira); H21B Dinis Ferreira (CAMadeira); D35 Paula Rodrigues (CMoFunchal); H35 Nuno Gonçalves (CMoFunchal); H45 José Nunes (CAMadeira); OPT1 Carlos/Fátima/Luís/Natacha (CP Telecom) e OPT2 António Romão (CAMadeira).

Este evento organizado pelo Clube Aventura da Madeira contou com os apoios da Federação Portuguesa de Orientação, da Associação de Orientação da R.A.M. e da Portosantoline.

O Clube Aventura da Madeira agradece o apoio de todos os que colaboraram para o sucesso do IV Grande Prémio de Orientação Porto Santo, aos atletas e em especial, aos seus colaboradores Mauro, João, Bruno, Emanuel, Andreia, Cátia, Dionísio, Miguel, Pedro, Elisabete, Sónia, Fábio, Gonçalo, Diogo, Alípio, António, Claúdia e Sandra.