XII Meeting do Centro – Taça de Portugal de Orientação

Xavier Vieira e João Gomes sobem ao pódio

A penúltima prova pontuável para o Ranking da Taça de Portugal de Orientação pedestre decorreu no concelho de Leiria, no pinhal de Pedrogão, nos dias 25 e 26 de Setembro, com organização do Clube de Orientação do Centro (COC). Em paralelo com esta competição decorreram duas provas para selecções, a XVI Taça dos Países Latinos e o XVIII Campeonato Ibérico

O terreno de competição colocou alguns problemas de orientação aos atletas, maioritariamente coberto de floresta de pinheiro, com alguma vegetação rasteira de fácil corrida e boa visibilidade, foi nos detalhes de relevo muito semelhantes que se colocaram os maiores problemas de referenciar permanentemente a sua localização.

A comitiva madeirense cumpriu dois percursos pontuáveis para o Ranking da Taça de Portugal de Orientação pedestre, com destaque para a vitória no evento de Xavier Vieira (Clube Aventura da Madeira) no escalão H40, depois de um terceiro lugar no percurso de distância média e um primeiro na distância longa. João Gomes (Clube Aventura da Madeira) também esteve em destaque com o segundo lugar no evento, resultado de um sétimo lugar na distância média e um segundo lugar na distância longa.

Estiveram presentes ainda Diogo Ladeira 17.º em H17, António Ferro 11.º em H35, Isabel Fagundes 22.ª em D21A, Adriana Ladeira 14.ª em D40, todos do Clube Aventura da Madeira, e pelo Clube de Montanha do Funchal, Sidónio Freitas classificou-se em 9.º no H Elite, Débora Silva em 6.ª na D Elite, Paula Rodrigues 5.ª em D40, Vitor Sousa 6.º em VetMB e Nuno Câmara 20.º em H21A.