Dia Nacional da Orientação – Funchal – 7 de Maio de 2011

O Clube Aventura da Madeira assinalou o Dia Nacional da Orientação na Cidade do Funchal com uma actividade realizada no Parque de Santa Catarina, que contou com sessenta e um participantes. Foram 17 as iniciativas do género que ocorreram um pouco por todo o país, no passado Sábado, 7 de Maio, com intuito de promover a modalidade Orientação.

A actividade no Funchal, contou com uma tarde de Sábado solarenga e com muitos espectadores ocasionais. A Orientação mostrou-se e provocou a curiosidade dos muitos visitantes que por ali passeavam. Turistas e regionais questionavam os participantes e tentavam ajudar, indicando os postos de controlo, muitas vezes dificultando a interpretação do mapa e do percurso.

A organização montou 32 postos de controlo em todo o parque, que totaliza uma área de 0,36 km2, o que proporcionou muitas opções de itinerário entre os diversos espaços e exigiu uma atenção redobrada na leitura do mapa, com a sucessão de objectivos de controlo. Apesar da corrida ser fácil em todo o parque, viu-se muitos participantes parados a tentar definir um rumo ou perceber onde estavam no seu percurso, usufruindo dos desafios da Orientação.

A discussão das opções e os erros cometidos eram a conversa dominante entre os praticantes habituais e os estreantes que escolheram o Dia Nacional da Orientação para iniciarem o primeiro contacto com a modalidade.

No encerramento da actividade foram distinguidos os mais orientados entre as sete categorias de participação.

Iniciados - 1.º Diogo Belo (CAMadeira)
Jovens - 1.º Rafael Mendes (Ludens CM)
Seniores Femininos - 1.ª Paula Rodrigues (CMoFunchal)
Seniores Masculinos - 1.º Nelson Baroca (CAMadeira)
Veteranos Masculinos - 1.º Emanuel Barreto (CAMadeira)
Promoção 1 - 1.º - Catia/Diogo/Énio Camacho
Promoção 2 - 1.º - Luís Romão

O Clube Aventura da Madeira agradece a participação de todos os que quiseram assinalar o Dia Nacional de Orientação e a todas as Entidades que apoiaram esta iniciativa: Câmara Municipal do Funchal, Federação Portuguesa de Orientação e Associação da Madeira de Desporto Para Todos.