Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2011

Troféu Ibérico de Orientação – Barroso 2011

Xavier Vieira em 2.º no Escalão H40

O Norte de Portugal recebeu mais um evento da Taça de Portugal de Orientação Pedestre, numa organização do Clube de Orientação do Minho (.COM), que contou com cerca de 730 atletas representando 57 clubes de Portugal, Espanha e Suiça. De registar a elevada participação de atletas espanhóis (285 atletas) neste evento que também pontuou para a liga espanhola.

A prova foi constituída por dois percursos que originaram igualmente duas pontuações para o Ranking, no entanto, para efeitos de apuramento dos vencedores do Troféu Ibérico de Orientação – Barroso 2011, contou a soma das pontuações obtidas nos dois percursos, um no Sábado de distância média que decorreu em Salto e outro no Domingo de distância longa, que realizou-se em Moscoso.

Um grupo de atletas da Madeira marcou presença, com Xavier Vieira a obter um excelente 2.º lugar na geral no escalão H40. De registar que Maurício Mendes, atleta continental que representa o Clube Escola de Santana venceu o escalão H21B, escalão que o atleta do Clube Aventura da Madeira andou muito próximo do pódio, tendo obtido a 4.ª posição da geral e 3.º melhor português. António Olival (CAMadeira) a correr no escalão H35, conseguiu uma posição no meio da tabela, ocupando o 15.º lugar da geral do seu escalão e sexto dos atletas portugueses presentes nesta classe. Neste escalão Frederico Jesus (CAMadeira) ocupou a 26.ª posição.

Nuno Câmara do CMoF obteve a 11.ª posição no escalão H21A, o sétimo entre os portugueses em competição no escalão.

Ainda estiveram presentes Emanuel Azevedo e Nelly Figueira, atletas do GD Estreito na sua primeira experiência na competição nacional.